Metal Mecânica

Junker faz atualização tecnológica de máquinas para a Renault Portugal

 

 

A Junker moderniza as máquinas usadas e as atualiza até os mais modernos padrões técnicos. Esse serviço, que a empresa batizou como RetroFiT, tem muitas vantagens para o cliente. Em comparação com uma nova aquisição, a economia pode ser de até 60%. A Renault Portugal aproveita a oferta e está modernizando duas retificadoras cilíndricas do tipo Quickpoint.

 

As retificadoras cilíndricas Quickpoint selecionadas para o RetroFiT produzem há 19 anos, de maneira confiável, eixos de transmissão na Renault Portugal em uma operação de 3 turnos. Nas quase duas décadas não foram realizadas grandes manutenções nas máquinas. Atualmente, estão sendo modernizadas na Junker. Depois, o fabricante de automóveis irá colocar as máquinas no início de uma nova linha de produção. Serão fabricados eixos de transmissão que serão instalados em veículos com a norma de emissões Euro 6. Para esse projeto, a Renault Portugal adquiriu adicionalmente novas retificadoras cilíndricas Quickpoint.

 

As máquinas têm que produzir com demanda máxima, com alta precisão e com qualidade de superfície muito boa. Nuno Almeida, gerente de Projeto para as Linhas de Produção na Renault Cacia S.A., aprecia a confiabilidade das retificadoras cilíndricas Quickpoint. Ele continua confiando neste tipo de máquina.

 

Hoje, são necessárias peças com alta qualidade e tempos de ciclo muito curtos.  A Quickpoint demonstrou seu valor e é fácil de operar.

 

O SERVIÇO – No serviço de RetroFiT a equipe de assistência da Junker verifica a máquina diretamente no cliente. Todos os componentes são inspecionados e documentados para controle de inventário. Na atualização técnica da retificadora, A empresa responde as necessidades do cliente e leva em consideração as mais recentes normas de segurança e avanços tecnológicos. As reformas podem ser realizadas no local ou em uma das unidades de produção do grupo na Alemanha, na República Tcheca ou no Brasil.

 

MODERNIZAÇÃO – A Renault conta com o serviço de RetroFiT e a retificadora cilíndrica Quickpoint está sendo modernizada na fábrica da Junker. Os cabeçotes de retificação, do porta-peça e de dresagem, são reposicionados. Novos cabeçotes de avanço mecânicos são instalados na retificadora cilíndrica. Os sistemas elétrico, hidráulico e de medição são renovados. Uma atualização do comando garante uma operação simplificada e a segurança de processo necessária na linha de produção. A Junker cuida de todo o processo, desde o transporte e modernização até a integração na linha de produção. Fato é que os novos ajustes para a produção dos novos eixos de transmissão a serem retificados, serão devidamente preparados na retificadora.

 

Para que essas medidas de modernização possam ser executadas, normalmente deve ser realizada uma pré-produção para que a consequente produção prossiga sem problemas. Na Renault o planejamento foi mais simples: após a modernização, as máquinas são alocadas em uma linha de produção que está atualmente sendo reavaliada, as lacunas existentes na linha antiga foram preenchidas com as novas retificadoras cilíndricas Quickpoint.

 

VANTAGENS – O projeto com a Renault mostra que uma modernização compensa em caso de restruturação ou de expansão. De um modo geral, recomenda-se consultar o serviço de RetroFiT, que oferece inúmeras vantagens: menor custo de investimento, expansão funcional através de componentes modernos, maior flexibilidade através de software novo, escopo ampliado de aplicação e maior qualidade de usinagem.

 

A Renault Portugal pretende continuar modernizando seu parque fabril com o serviço de RetroFiT. “Nos próximos anos, as retificadoras Jumat também deverão ser revisadas. De momento, estas máquinas não podem trabalhar nos novos eixos de transmissão, que podem ser alterados com um RetroFiT”, encerra Nuno Almeida.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo