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Latam investirá R$ 40 milhões em hangar para manutenção de aviões em São Carlos (SP)

A Latam anuncia investimento de R$ 40 milhões em um novo hangar especializado em manutenção aeronáutica de aviões Boeing 787 Dreamliner, que deve começar a operar em setembro de 2025. A nova estrutura será construída durante 10 meses a partir de 15 de novembro no Latam MRO, o centro de manutenção e reparos da companhia instalado em São Carlos, interior de São Paulo. O investimento é o maior feito pela companhia no MRO nos últimos 10 anos.

 

A construção do novo hangar permitirá à companhia internalizar mais serviços na sua unidade em São Carlos, gerando redução de custos, além de mais flexibilidade e pontualidade no retorno das aeronaves para a operação aérea. Atualmente, as manutenções de Boeing 787 da Latam são realizadas fora do Brasil.

 

O projeto do novo hangar também implicará na geração de 300 novos postos de trabalho em São Carlos, incluindo vagas para auxiliares, almoxarifes, mecânicos aeronáuticos, planejadores, engenheiros e compradores.

 

“A Latam reafirma seu compromisso com a eficiência operacional e o desenvolvimento regional com o investimento neste novo hangar. O projeto, além de agregar na melhoria dos serviços prestados pela companhia, contribuirá para o crescimento econômico local e fortalecimento da região de São Carlos como um polo aeronáutico”, destaca Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da empresa.

 

 

O novo hangar em São Carlos também será equipado para realizar a pintura de aeronaves de grande porte e a manutenção preventiva de até três aeronaves da família Airbus A320 simultaneamente. Para isso, será implementada uma estrutura que isolará a atividade de pintura, evitando contaminação e garantindo a qualidade dos serviços. Serão também incorporadas tecnologias avançadas, como a inspeção por drones e o uso de carrinhos autônomos de logística, que já são aplicadas na unidade do interior paulista.

 

O Boeing 787 Dreamliner, com capacidade para até 300 passageiros na configuração da Latam, é o modelo mais moderno da frota widebody (corredor duplo, usada principalmente para voos internacionais de longa distância) do grupo Latam, que conta atualmente com 37 unidades do modelo – deve operar um total de 52 até 2030. No dia 28 de outubro, a Latam anunciou a encomenda adicional de 10 novos Boeing 787.

 

O Latam MRO, instalado em São Carlos, é reconhecido como o maior centro de manutenção aeronáutica da companhia e uma referência mundial na área. Com uma equipe de 2 mil funcionários, o MRO é responsável por mais de 60% de todas as manutenções programadas das aeronaves do grupo Latam. Hoje, o Latam MRO é o maior centro de manutenção aeronáutica em toda a América do Sul.

 

Com 95 mil m² de parque industrial, esta unidade possui 22 oficinas e todas equipadas com tecnologia de ponta e profissionais qualificados. O MRO tem capacidade para executar as mais complexas manutenções em aeronaves, seguindo instruções técnicas dos fabricantes e sendo homologado por autoridades aeronáuticas. (foto/divulgação)

 

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