Projeto Vista Alegre, usina solar de 902 MWp, utilizará soluções da Sungrow
A Sungrow, que produz inversores fotovoltaicos e sistemas de armazenamento de energia, anunciou que forneceu ao projeto Vista Alegre, um dos maiores projetos fotovoltaicos das Américas – uma usina solar de 902 MWp no Brasil, inversores modulares 1+X .
Localizado em Minas Gerais, o projeto contará principalmente com energia solar em escala utilitária, com capacidade de 902 MWp (778 MWac), sob um contrato de aquisição de energia (PPA) de 21 anos. Previsto para ser conectado à rede em 2025, o projeto gerará, em média, 2 TWh de eletricidade por ano. A energia gerada pelo Vista Alegre é equivalente ao fornecimento de energia limpa e sustentável para cerca de 1 milhão de famílias no Brasil ou à redução de aproximadamente 154.000 toneladas de CO2 por ano.
O inversor modular 1+X da Sungrow para este projeto é uma inovação que combina as vantagens dos inversores centrais e em série. Ele apresenta uma unidade única de 1,1 MW como capacidade mínima, podendo ser expandido para até 8,8 MW com a combinação de oito unidades. Essa configuração proporciona um design mais flexível para diferentes tamanhos de blocos, facilitando as operações e a manutenção no local. Cada módulo é projetado com um MPPT independente, melhorando a capacidade de geração de energia da usina.
Sob medida para este projeto, a Sungrow fornecerá uma solução completa, incluindo os inversores, transformadores de potência, painéis de média tensão e sistemas auxiliares – tudo instalado em um contêiner de 12 metros. Este projeto contará com 75 unidades de inversores de 8,8 MW e 18 unidades de 6,6 MW, além de todos os serviços de comissionamento frio e quente e treinamento em Operação e Manutenção (O&M).
“Este é um dos maiores projetos solares das Américas localizado no Brasil, um país com vasto potencial para geração de energia solar adicional, que oferece segurança e independência energética e reduz as emissões de carbono nesta década vital para a transição de energia limpa. A Sungrow está comprometida em fornecer energia limpa para todos e estamos ansiosos para avançar com este projeto”, diz Ada Li, vice-presidente da Sungrow Americas. (foto/divulgação)