LATeRe/Newark discute tecnologias e sensores usados em dispositivos vestíveis para monitoramento de saúde
A LATeRe, representante exclusiva da Newark no país, divulga um interessante artigo sobre dispositivos vestíveis, em que explora os diversos sensores de saúde e seus mecanismos de transdução, destacando seu profundo impacto na saúde do paciente, nas práticas clínicas e na área da saúde como um todo. O artigo está disponível em: bit.ly/435tS32
Os sensores vestíveis se tornam cada vez mais comuns e sua sofisticação aumenta, permitindo que esses dispositivos façam mais do que apenas rastrear os níveis de atividade. Os dispositivos vestíveis oferecem um caminho alternativo para o diagnóstico clínico, monitorando sinais vitais como saturação arterial de oxigênio, frequência respiratória e temperatura corporal em tempo real de maneira minimamente invasiva ou não invasiva.
Nos últimos anos, os engenheiros alcançaram avanços significativos no desenvolvimento de sensores vestíveis com base em materiais que possuem precisão, flexibilidade, alta sensibilidade e excelente capacidade mecânica, inaugurando uma nova abordagem para o monitoramento de saúde remoto e em tempo real.
Os sensores podem ser usados como óculos, joias, pulseiras fitness, dispositivos semelhantes a tatuagens, curativos ou outros adesivos, máscaras faciais, relógios de pulso e têxteis. Dispositivos vestíveis, como smartwatches, têm demonstrado sua capacidade para a detecção precoce e monitoramento da progressão e tratamento de diversas doenças, como Covid-19, crises epilépticas, doença de Parkinson, paradas cardíacas, entre outras.