Eletrônica e Informática

Luz Para Todos beneficia mais de 150 mil consumidores da Amazônia Legal por meio da energia solar

Mais de 150 mil moradores de regiões remotas da Amazônia Legal, área que engloba a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de parte do Maranhão, receberam energia elétrica, nos últimos cinco anos, só por meio da energia solar. Dentro do Luz Para Todos, programa do Ministério de Minas e Energia (MME), essas famílias foram contempladas com acesso à eletricidade a partir de kits com painéis fotovoltaicos, inversores, controladores e baterias de lítio. A escolha pela modalidade ocorre por conta do difícil alcance às redes de distribuição.

 

Até 2026, a meta é ampliar o número de beneficiados, cerca de 900 mil pessoas, com a instalação dos equipamentos em 228.287 unidades consumidoras.

 

Criada em 2003, no primeiro governo do presidente Lula, a iniciativa já levou energia elétrica para 17,3 milhões de pessoas, em 26 estados.  Até 2026, a meta é beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas, tanto com kits solares, destinados a locais de difícil acesso, quanto por meio de extensão de rede de distribuição de energia elétrica.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo