Eletrônica e Informática

Mais de 80% das residências do estado de São Paulo possuíam acesso à internet em 2024

No estado de São Paulo, em 2024, 81% das residências possuíam acesso à internet e 83% da população era usuária da rede, de acordo com estudo da Fundação Seade sobre a infraestrutura de acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs) em domicílios no estado, além do acesso individual à internet e habilidades digitais. Entre 2023 e 2024 houve o incremento do acesso à internet realizado exclusivamente pelo celular, em detrimento do seu uso combinado com o computador, reflexo da decrescente presença desses equipamentos nas residências.

 

No conjunto das habilidades digitais, a pesquisa mostra que 59% dos usuários buscam informações sobre produtos e serviços on-line e 57% realizam transações financeiras digitais, práticas impulsionadas pela popularização de bancos on-line e ferramentas como o Pix. Além disso, 54% dos que acessam a rede adotam medidas de segurança on-line, como o uso de senhas fortes, e 50% demonstram preocupação com a verificação da veracidade de informações na rede.

 

Segundo análise da Fundação Seade “os resultados reiteram um cenário em que o acesso à internet e o desenvolvimento de habilidades digitais são influenciados pelo tipo de dispositivo utilizado, classe social e grau de instrução dos potenciais usuários”. As conclusões reforçam a necessidade de políticas públicas que contribuam para o acesso equitativo às TICs e o desenvolvimento de competências essenciais para a inclusão digital.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios