Metal Mecânica

Máquina-ferramenta adequada ajuda aumentar rol de clientes e expandir os negócios

A T&C Concepts, uma oficina mecânica familiar na área de Seattle, nos EUA, instalou há pouco mais de um ano uma máquina Grob G350 de 5 eixos. A máquina-ferramenta ganhou um importante papel no parque de equipamentos da companhia, composto por máquinas de usinagem, soldagem e impressão 3D. Também tornou uma ferramenta de auxílio para alavancar os negócios da companhia.

Com décadas de experiência como oficina de carros de corrida open-wheel, em que as rodas colocadas fora do corpo principal do veículo, a empresa havia ampliado a atuação para produção de protótipos de peças estruturais para grandes companhias do setor aeroespacial em 2017. Esse tipo de trabalho exige usinagem precisa e rígida.

Depois de converter a oficina de carros de corrida em fábrica, a demanda por trabalhos de produção protótipos de peças e contratos de longo prazo começou a aumentar. Embora a empresa execute trabalhos baseados em equipamentos de soldagem e impressão 3D, a maior parte da demanda é baseada na usinagem. A companhia cresceu rapidamente desde a época dos carros de corrida. Começando com uma fresadora vertical, a T&C Concepts adicionou uma pequena máquina de 5 eixos, mas no final de 2019 viu que nem mesmo ela conseguia atender à demanda. Foi quando procuraram uma de máquina de 5 eixos maior, mais poderosa e mais precisa.

A experiência de Trey Starks, co-proprietário da T&C Concepts, nas corridas de carro open-wheel ajudou na busca pelo equipamento certo. “Como piloto profissional, quero ter o melhor equipamento na pista para ter a melhor oportunidade de vencer. A mesma mentalidade se aplica à minha oficina: quero a melhor oportunidade de sucesso, o que requer equipamentos de usinagem de alta qualidade”, comenta. Assim, a T&C Concepts decidiu adquirir um dos centros de usinagem universais mais versáteis e de alta qualidade da Grob, imaginando que isso poderia os diferenciar dos concorrentes. Depois de examinar todas as opções, decidiram que a máquina universal G350 tinha o melhor design e layout para suas necessidades.

“A orientação horizontal do fuso e a capacidade de girar a mesa de cabeça para baixo são ótimas para a evacuação de cavacos, e o fato de o fuso poder ser puxado totalmente para fora da área de trabalho significa que podemos usar todo o envelope de trabalho para usinar peças maiores e mais complexas”, explica Starks.

Instalada em fevereiro de 2020, a equipe da T&C Concepts utiliza a máquina para usinar peças aeroespaciais, desde equipamentos de apoio em solo a peças de motores de foguetes. O equipamento também inclui um trocador de páletes, que aumentou a velocidade de produção e expandiu sua capacidade de trabalho, permitindo que os operadores carreguem a máquina em várias estações e automatizem a produção.

“Conseguimos fazer mais cotações e realizar trabalhos que são mais complicados, que usam materiais mais resistentes e têm uma geometria complexa”, acrescenta Starks. “Não precisamos fugir de um trabalho complexo por medo de não termos os recursos para concluí-lo. A Grob G350 está nos ajudando a nossa fábrica a entregar protótipos e peças de alta qualidade para nossos clientes”, encerra. (texto: Franco Tanio/foto: Grob/Divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo