Marcopolo Rail fornecerá composições para o sistema People Mover do Aeroporto Internacional de São Paulo
Divisão do grupo gaúcho Marcopolo voltada para a produção de veículos sobre trilhos para o transporte metroferroviário, a Marcopolo Rail assinou um contrato com o Consórcio AeroGru para o fornecimento de três veículos para o sistema People Mover, que ligará a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Os três veículos serão no modelo Marcopolo Auster A-200, compostos por dois carros articulados, com capacidade para 200 passageiros e funcionamento autônomo (driveless). A fabricação dos carros está prevista para acontecer até julho de 2023. Os veículos receberão acabamento e layout adequados à operação.
“Vamos utilizar uma linha de montagem exclusiva e mão de obra altamente especializada para concretizar o projeto”, diz Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio Marcopolo Rail.“Os veículos certamente oferecerão um transporte de muita qualidade para as milhares de pessoas que fazem o trajeto diariamente.”
De acordo com Santos, os usuários dos veículos que atenderão o People Mover poderão desfrutar de serviços como ar-condicionado, wi-fi, som ambiente, espaço para bagagem e painéis de informação conectados ao aeroporto.
PEOPLE MOVER – As obras do sistema People Mover do Aeroporto Internacional de São Paulo devem ser concluídas, segundo o governo paulista, contratante do projeto, no primeiro semestre de 2024.A previsão é que o sistema – que será gratuito e funcionará 24 horas por dia – transporte até 50 mil pessoas diariamente.
O trajeto será formado por quatro estações, começando pela Estação Aeroporto, na Linha 13-Jade da CPTM e com paradas nos Terminais 1, 2 e 3. Cada trem fará o percurso total em 6 minutos.
O People Mover é um modal de transporte sobre trilhos com propulsão pneumática. A tecnologia é 100% brasileira e foi inventada pelo empresário Oskar Coester. Nele, um sistema pneumático movimenta uma vela que leva os vagões, os quais se deslocam por rodas sobre trilhos de aço. O trem anda em via elevada, da mesma forma que um monotrilho.
O custo das obras foi orçado em R$ 271,7 milhões, que serão desembolsados pelo Consórcio GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA.A participação do Governo do Estado de São Paulo se limitará ao fornecimento de incentivos fiscais ao grupo.
Há planos em estudos na Secretaria de Transportes Metropolitanos para expandir a Linha 13-Jade até a Estação Palmeiras-Barra Funda, na Linha 2-Vermelha, que liga as regiões leste e oeste da capital paulista.
Caso esse trajeto saia do papel, será possível no futuro estabelecer uma ligação direta entre o aeroporto de Guarulhos e o de Viracopos, em Campinas, já que o futuro Trem Intercidades, que ligará a capital paulista a Campinas, distante 80 km da capital, terá como origem justamente a estação da Barra Funda. (Texto: Alberto Mawakdiye/Foto: Marcopolo Rail/divulgação)