Mercado brasileiro de energia elétrica começa a investir em inovação
O mercado brasileiro de energia elétrica ainda está começando a investir em inovação – enquanto outros mercados, como o dos EUA, já geram sete vezes mais valor agregado a esses serviços por meio do uso de tecnologia, de acordo com a Minsait, uma empresa Indra, que realizou recentemente um estudo que analisa a maturidade digital de empresas do setor elétrico.
“Grande parte dos serviços de digitalização que prestamos no país estão relacionados à AMS, ou seja, manutenção de sistemas que mantêm as estruturas operando. Nos próximos anos, acreditamos que será fundamental investir em inovação e novas tecnologias, especialmente se analisarmos um contexto de longo prazo, como a inserção dessas redes em um contexto de Smart Cities”, destaca Marcelo Bernardino, diretor de Energia e Indústria da Minsait no Brasil.
O cenário local não destoa da média europeia, de acordo com a companhia. Em um estudo que analisa companhias espanholas sob quatro pilares (Estratégia, Cultura, Liderança e Sistemas) em uma escala de 1 a 5, a Minsait conclui que o setor elétrico está bem posicionado nos quesitos “Cibersegurança” e “Inovação” (classificado como “Alto Nível”, com pontuação 3,15 e 2,49, respectivamente) enquanto quesitos como “Sistemas” e “Inovação” ainda são carentes de investimento (notas 1,85 e 1,53, respectivamente).
“Hoje, 36% das empresas analisadas dispõem de planos estratégicos para a transformação digital com foco em visão estratégica e de futuro. Além disso, 45% das companhias de tecnologia contam com uma liderança específica para o setor tecnológico e 55% delas com programas para fomentar a inovação como cultura dentro das organizações”, afirma Bernardino.
Apesar disso, a companhia acredita que esse cenário deve mudar em breve. “Hoje vemos aspectos indiretos de serviços e receitas acessórias, como os meios de pagamentos ou projetos de eficiência energética e automação, sendo responsáveis por gerar novas estratégias dentro das companhias de Utilities. Acreditamos que isso deve trazer impactos diretos para o consumidor final nos próximos dois anos, ampliando a nossa capacidade de atuar com inteligência dentro do setor”, afirma o executivo.
A Minsait é uma companhia tecnológica que presta serviços para o setor elétrico no Brasil. Com aumento de 100% no número de contratos no país neste setor em relação a 2017, a companhia espera crescer ainda mais em 2019. “Hoje, 83% das empresas analisadas por nós já usam infraestrutura 4.0 na operação. Acreditamos que essa tendência também deve se replicar no mercado brasileiro em breve e queremos ajudar companhias a realizarem essa transição da melhor maneira possível”, finaliza Bernardino.
FONTE: IPESI