Metal Mecânica

Mercado de brasileiro de telemática de caminhões conectados terá forte crescimento

A necessidade de abordar a segurança, a proteção e a gestão do motorista inflaciona a demanda por soluções de telemática, impulsionando o mercado brasileiro de telemática de caminhões conectados. Recente análise da Frost & Sullivan constata que a ênfase das transportadoras e seguradoras em gestão de riscos requer soluções de telemática em caminhões que transportam produtos perigosos ou caros. Esse mercado passará de 1,12 milhão em 2021 a 2,59 milhões de unidades até 2027, registrando um crescimento louvável a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 15%.

“Mais de 62% do transporte de carga passa pelas estradas do Brasil. Isso destaca a importância da frota de caminhões no país e a necessidade urgente de adoção de telemática para reduzir o custo total de propriedade”, declara Ingrid Schumann, analista do setor de mobilidade da Frost & Sullivan. “Adicionalmente, embora o mercado de telemática no Brasil ainda esteja concentrado em soluções de rastreamento e localização, outros segmentos, como a gestão de motoristas e veículos, estão com aumento de demanda.”

“O segmento de veículos comerciais no Brasil crescerá rapidamente na próxima década devido à expansão do agronegócio e do comércio eletrônico. Isso impactará positivamente o mercado de telemática, uma vez que esses novos veículos representam oportunidades para provedores de serviços de telemática (TSPs), fabricantes de equipamentos originais e start-ups aumentarem suas ações de mercado”, acrescenta a analista.

Para colher os benefícios do crescente setor brasileiro de telemática de caminhões conectados no Brasil:

– Os TSPs devem investir em soluções que afetem o consumo de combustível, como gerenciamento de veículos e de motoristas, além do roteamento.

– As empresas de frotas devem exigir um sistema de telemática aberto, uma vez que oferece benefícios, como dados de caminhões, que serão facilmente lidos e compreendidos.

– Os TSPs que trabalham com entregas de última milha devem investir em soluções solicitadas pelo cliente final, como rotas, tempo estimado de entrega e verificações de status de pedidos. Para esse tipo de portfólio de produtos, é vital investir em integração de logística.

– As oportunidades de crescimento de telemática em caminhões conectados no Brasil  são a mais recente adição às pesquisas e análises de Mobilidade da Frost & Sullivan disponíveis por meio do Conselho de Liderança da Frost & Sullivan, que auxilia as empresas na identificação de um fluxo contínuo de oportunidades de crescimento para ter sucesso em um futuro imprevisível.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios