Metal Mecânica

Mercado de máquinas dos EUA cresce mais de 30% no primeiro trimestre

Os investimentos na produção nos EUA parecem ter retomado o caminho do crescimento. Relatório publicado pela AMT – The Association For Manufacturing Technology indica que os pedidos de tecnologia da manufatura e fabricação do país totalizaram US$ 437,9 milhões no mês de março, um aumento de 16,1% em relação a fevereiro de 2021 e crescimento de 41,6% em relação a março de 2020.  No primeiro trimestre de 2021, o total de pedidos atingiu US $ 1,1 bilhão, quase um terço acima do total de pedidos no primeiro trimestre de 2020.

“É digno de nota que o total de pedidos no primeiro trimestre foi significativamente maior do que o total de pedidos no primeiro trimestre de 2020, dada a força dos primeiros três meses de 2020, quando a pandemia ainda não havia afetado a indústria”, diz Douglas K. Woods, presidente de AMT. “E embora esses números sejam impressionantes, eles deveriam ter sido ainda mais altos quando se olha a projeção da Oxford Economics de que o PIB dos EUA poderia ter sido de 9,2% maior se os estoques estivessem em seus níveis normais contra os 6,4% realmente alcançados para o primeiro trimestre de 2021. A boa notícia é que eles preveem que o crescimento do segundo trimestre de 2021 provavelmente será de mais de 12%”, complementa.

Analisando os pedidos de máquinas por segmentos, observa-se que para setores agrícolas, de construção e de mineração o volume de pedidos mais que dobrou em relação ao mês passado; enquanto o segmento de equipamentos recreativos, incluindo barcos, motocicletas, motos de neve e quadriciclos, segue resistente. Duas indústrias que reduziram os volumes de pedidos fevereiro de 2021 foram o automotivo e o aeroespacial. “Esses dois setores normalmente impulsionam o crescimento da manufatura, destacando o quão forte os pedidos de outros setores foram em março”, comenta Woods.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo