Eletrônica e Informática

Mercado de softwares cresce 30% em 2020; tendência para 2021 é positiva

Os provedores de software que, em 2020, assistiram o mercado alcançar a receita de US$8,15 bilhões, o que significa um crescimento de 30% em relação a 2019, considerando a moeda local e a alta do dólar, segundo dados do IDC Brazil Semiannual Software Tracker 2020, que incluem, entre outros, as vendas de software para infraestrutura de TI, gerenciamento de dados, endpoint, rede, CRM, ERM, SCM, ferramentas colaborativas e de inteligência artificial (IA). Tal movimento reflete a necessidade das organizações de investirem no relacionamento e atendimento ao cliente por meios digitais devido à pandemia de Covid-19.

“Entre essas soluções, algumas se destacaram como alavancas de crescimento, como soluções de segurança da informação, além de IA, BI, Big Data & Analytics, enfim, soluções voltadas para a inteligência do negócio e tomadas de decisão mais rápidas”, diz Fabio Martinelli, analista de pesquisa e consultoria de Software e Cloud da IDC Brasil.

Segundo ele, plataformas de colaboração também foram alvo de investimentos, e o próprio ERP, que apesar de já ser uma plataforma consolidada, cresceu acima de 25% em 2020. “O foco das organizações esteve voltado para ferramentas que geram maior eficiência operacional e equilibram o físico com o digital”, explica o analista.

Para a IDC Brasil, o mercado de software acompanhou o que se viu em outros setores, ou seja, para enfrentar a crise trazida pela pandemia, as empresas tiveram que acelerar a inovação, buscar soluções por meio da tecnologia e ter resiliência para enfrentar até uma mudança cultural e dar continuidade aos negócios. “No caso de software, foram adotadas tecnologias com potencial para dar agilidade e trazer diferencial competitivo, e mesmo soluções que antes era mais vistas num contexto de automação e relacionamento com clientes passaram a ser prioritárias e a permear as linhas de negócios”, explica Martinelli, completando que a busca por mais engajamento com o cliente e o investimento em captar e reter talentos para lidar com as novas ferramentas vão continuar. “Não há mais fronteiras. A mão de obra de TI já era muita disputada, agora está ainda mais, inclusive fora do país, e o ‘future enterprise’ passa por investimentos em software e cloud.”

Cloud, inclusive, segundo o analista da IDC Brasil, passou a ser tratado como um habilitador, como um acelerador para as iniciativas de modernização e digitalização. A receita do mercado de cloud pública em 2020 foi de US$3.02 bilhões, incluindo IaaS, PaaS e SaaS.

 

2021 – Segundo a consultoria, em 2021 o crescimento do mercado de software no país não será tão acelerado com no ano passado, quando as organizações correram para resolver gargalos e atender a demanda, mas deve ser significativo e ficar no patamar dos dois dígitos. “As empresas vão continuar buscando soluções, pois precisam dar agilidade e gerar mais valor à linha de negócio, com mais segurança, eficiência e maior engajamento tanto interno como em termos de relacionamento com o cliente. O foco da operação, a experiência de uso do cliente, o processo de logística, enfim todo o ecossistema do CRM continuará movimentando”, finaliza Martinelli.

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