Mercado de máquinas-ferramenta dos EUA fecha 2019 com queda de 17%
Os pedidos de produtos de tecnologia da manufatura nos Estados Unidos aumentaram 24% em dezembro de 2019 em comparação ao mês anterior, atingindo US$ 404 milhões, de acordo com o relatório U.S. Manufacturing Technology Orders, publicado pela AMT – The Association For Manufacturing Technology. Os pedidos do mês de dezembro foram os mais altos de 2019, depois dos do mês de março, mas foram 9% menores que os de dezembro de 2018. No ano, o total de pedidos somou US$ 4,5 bilhões, o que reflete uma queda de 17% em comparação ao volume de pedidos realizados em 2018.
“Apesar da queda geral nos pedidos, 2019 foi um dos anos mais fortes dos últimos cinco anos”, afirma Douglas K. Woods, presidente da AMT. “E, em dezembro, nossos membros receberam os pedidos que os fabricantes haviam adiado por falta de confiança e temor da recessão na manufatura esperada para o final de 2019 e início de 2020”, afirma Woods. Além disso, os pedidos bens duráveis cresceram cerca de 1% em termos anuais. Os fabricantes reduzem seus pedidos em atraso e os grandes investimentos de 2018 não levaram a uma queda drástica na capacidade ocupada em 2019. Esses fatos indicam que a atividade de dezembro foi devida investimentos realizados para atender o atual nível de manufatura, segundo analisa Woods.
Woods diz, porém, que ainda é cedo para dizer se o nível de atividade em dezembro é o começo de uma tendência. “Nós esperamos que o início de 2020 continue lento em relação ao níveis de 2019, mas na segunda metade do ano deveremos observar uma retomada do mercado.”