Eletrônica e Informática

Mercado de placas de circuito impresso multicamadas seguirá em forte expansão

O mercado de placas de circuito impresso multicamadas foi avaliado em US$ 88,1 bilhões em 2023 e estima-se que atinjará US$ 144,7 bilhões até 2032, crescendo a uma taxa anual composta de 5,7% de 2024 a 2032, de acordo com o relatório “Multilayer Printed Circuit Board Market by Layer (Layer 4-6 and Layer 6+), Substrate (Rigid, Flexible and Rigid-Flex), and End Use Industry (Industrial Electronics, Healthcare, Aerospace & Defense, Automotive, IT & Telecom, Consumer Electronics and Others): Global Opportunity Analysis and Industry Forecast, 2024-2032”, publicado pela Allied Market Research.

 

O mercado global de placas de circuito impresso multicamadas cresce devido a vários fatores, como o aumento na automação e robótica, miniaturização de dispositivos médicos e avanços na tecnologia de displays. No entanto, processos de fabricação complexos dificultam até certo ponto o crescimento do mercado. Além disso, o aumento da demanda por eletrônicos vestíveis oferece oportunidades significativas para a expansão do mercado global de placas de circuito impresso multicamadas.

 

O mercado de placas de circuito impresso multicamadas mostra tendências distintas, de acordo com o número de camadas. As placas com 6 a 8 camadas são populares por sua relação de custo-benefício e desempenho adequados para dispositivos de médio porte em eletrônicos de consumo, equipamentos industriais e aplicações automotivas.

 

Já as placas com mais de 6 camadas têm alta demanda devido à complexidade da eletrônica avançada, essencial para os setores de computação, telecomunicações, aeroespacial e defesa de alto desempenho, suportando melhor as funcionalidades e arquiteturas complexas.

 

O mercado de placas multicamadas mostra tendências distintas conforme os substratos. As placas rígidas continuam dominantes pela sua estabilidade e uso na eletrônica tradicional, com inovações que melhoram a dissipação de calor e reduzem custos. As placas flexíveis estão ganhando força por sua natureza leve e flexível, ideal para tecnologia vestível, dispositivos dobráveis ​​e aplicações automotivas. As rigid-flex, que combinam os benefícios de ambas, são cada vez mais usadas ​​em aplicações de alta confiabilidade, como dispositivos médicos, equipamentos militares e eletrônicos de consumo avançados, oferecendo maior durabilidade e versatilidade.

 

No mercado de placas multicamadas, os setores automotivo e de TI e telecomunicações são líderes. O setor automotivo aumenta a procura devido à mudança para veículos elétricos e autônomos, exigindo placas complexas para sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), infoentretenimento e gestão de energia. Enquanto isso, a indústria de TI e de telecomunicações experimentou um crescimento significativo com a implantação da tecnologia 5G e a expansão dos data centers, necessitando de placas multicamadas de alto desempenho para taxas de transferência de dados mais rápidas e operações de frequência mais alta.

 

No mercado de placas multicamadas, a região Ásia-Pacífico é a líder, impulsionada por rápidos avanços nos setores de eletrônicos de consumo, automotivo e de telecomunicações, com contribuições significativas de centros de produção como China, Japão e Coreia do Sul. A China destaca-se como o país líder, com a sua forte base de produção eletrônica, investimentos contínuos em infraestrutura 5G e o crescente setor eletrônico automotivo, todos impulsionando uma procura substancial por placas multicamadas avançados. (Franco Tanio)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios