Mercado de serviços de TI cresce 6% no Brasil nos últimos doze meses

Nos últimos 12 meses, o mercado de serviços de TI no Brasil cresceu 6% no resultado anualizado, ultrapassando os R$44 bilhões. A conclusão é do estudo IDC Brazil Semiannual Services Tracker 2021, que pesquisa serviços gerenciados, orientados a projetos e suporte.
Segundo Luiz Monteiro, analista de pesquisa e consultoria em serviços de TI da IDC Brasil, a linha de serviços gerenciados obteve performance semelhante à do mercado total, mesmo com a queda de receita, efeito da pandemia. “Os reflexos foram sentidos por meio de postergações, revisões contratuais e pressão sobre os valores praticados pelos fornecedores de TI.” Em serviços gerenciados, os que lideraram o período foram os relativos à infraestrutura, chegando próximo a dois dígitos no resultado anualizado. “Essa tendência vem se mantendo e deve permanecer, dada a continuidade de investimentos em infraestrutura pelos cloud providers, somado ao avanço das corporações em direção a ambientes híbridos, que contemplam data centers, nuvens públicas e privadas, além de estruturas próprias”, explica o analista.
Já o mercado primário orientado a projetos, que contempla consultorias, desenvolvimentos e integrações em contratos não recorrentes, foi o que mais avançou, enfatizando a busca das empresas por soluções de transformação digital e modernização que ajudem a destacá-las frente aos seus concorrentes. Segundo o relatório, os serviços de consultoria em TI também apresentaram resultados próximos a dois dígitos, enquanto atuações voltadas a redes e networking avançaram, entre outros motivos, pela aceleração de projetos envolvendo SD-WAN. “Por outro lado, mesmo com aumento na quantidade de projetos envolvendo o refresh de parques de equipamentos, as iniciativas envolvendo entrega e suporte de hardware avançaram mais timidamente, ainda sob influência da instabilidade na cotação do dólar”, explica Monteiro.
FUTURO – Mesmo diante do panorama econômico que aponta para índices não muito animadores de crescimento do PIB e inflação ascendente, as perspectivas da IDC Brasil para o mercado de serviços de TI em 2021 são positivas. “Os períodos seguintes indicam, entre outras tendências, para maior necessidade de interconexão das empresas com os seus respectivos ecossistemas produtivos e logísticos”, acredita Monteiro.