Mercado global de PCs apresenta bom desempenho no terceiro trimestre
As remessas mundiais de PCs totalizaram 71,4 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2020, um aumento de 3,6% em relação ao terceiro trimestre de 2019, de acordo com os resultados preliminares do estudo “PC Quarterly Statistics Worldwide” da Gartner, Inc. A demanda do consumidor por PCs aumentou devido às necessidades de entretenimento doméstico e aprendizagem à distância durante a pandemia em curso. Além disso, o crescimento mais forte que o mercado de PCs dos EUA viu em 10 anos impulsionou o mercado global.
“Este trimestre teve a maior demanda de consumo de PCs que o Gartner viu em cinco anos”, diz Mikako Kitagawa, diretora de pesquisa do Gartner. “O mercado não está mais sendo medido pelo número de PCs por domicílio; em vez disso, a dinâmica mudou para contabilizar um PC por pessoa. Embora as interrupções na cadeia de suprimentos de PCs ligadas à pandemia da Covid-19 tenham sido amplamente resolvidas, neste trimestre houve uma escassez de componentes-chave, como painéis, devido a essa alta demanda do consumidor.”
“O mercado de PCs empresariais teve uma dinâmica mais cautelosa neste trimestre. As empresas continuaram a comprar PCs para trabalho remoto, mas o foco mudou da aquisição urgente de dispositivos para a otimização de custos. No entanto, os gastos das empresas permaneceram fortes onde o financiamento do governo para ensino à distância e trabalho remoto alimentou a compra de dispositivos, como nos EUA e no Japão.”
Embora o Gartner não inclua as remessas de Chromebooks em seus resultados de mercado de PC tradicionais, as remessas de Chromebooks cresceram aproximadamente 90% no terceiro trimestre de 2020, em comparação com um ano atrás. Essa demanda foi impulsionada pelo ensino a distância devido à pandemia, especialmente no mercado de educação dos EUA. Incluindo os Chromebooks, o mercado mundial total de PCs cresceu 9% ano a ano, com os Chromebooks representando de 11% do mercado combinado de PCs / Chromebooks.
Os três principais fornecedores no mercado de PC tradicional permaneceram inalterados em relação ao trimestre anterior, embora a Lenovo, detendo um quarto do volume recorde de remessas, tenha ampliado sua liderança sobre a HP. Fornecedores voltados para o consumidor, como Apple, Acer e Asus, viram um crescimento que ultrapassou o resto do mercado no terceiro trimestre de 2020.
A Lenovo manteve sua posição de número 1 no mercado mundial de PCs, com remessas trimestrais subindo para mais de 18 milhões de unidades pela primeira vez. Semelhante a outros fornecedores, a Lenovo experimentou um declínio nas remessas de desktops, mas o declínio não foi tão acentuado quanto aqueles experimentados pela HP e Dell, já que a demanda de desktops da Lenovo foi sustentada por um crescimento sólido na China.
A HP experimentou crescimento abaixo da média do mercado, já que as remessas de desktops diminuíram 30% ano a ano, resultando em um crescimento de apenas 0,7% no terceiro trimestre de 2020. A HP teve um desempenho relativamente bom no mercado dos Estados Unidos, onde as remessas cresceram mais rápido do que a média regional, mas experimentou desafios na região Ásia-Pacífico e no Japão. A HP também anunciou em agosto de 2020 que a empresa tinha um forte acúmulo de notebooks devido às contínuas restrições da cadeia de suprimentos por conta da pandemia, que limitou as remessas no trimestre. A HP tinha um forte foco em Chromebooks, permanecendo como o principal fornecedor neste segmento.
A série de 17 trimestres consecutivos de crescimento ano a ano da Dell encerrou neste trimestre com um declínio de 4,6%, refletindo seu foco nos negócios sobre PCs de consumo. As vendas de PCs móveis da Dell cresceram, mas quedas acentuadas nas vendas de desktops compensaram esse crescimento. O declínio da Dell é um indicador de gastos cautelosos por compradores empresariais como uma reação às atuais economias fracas na maioria das nações desenvolvidas.
MERCADOS REGIONAIS – O mercado dos EUA teve um trimestre particularmente forte, com crescimento de 11,4% ano a ano. É a primeira vez em dez anos que a região apresenta crescimento de dois dígitos. O crescimento robusto de PCs móveis de 29% ano a ano teve como contrapeso o grande declínio nas vendas de desktops.
“A demanda de PCs móveis no mercado dos EUA aumentou à medida que a mudança de desktops para PCs móveis se tornou uma prática comum em empresas públicas e privadas, mesmo com muitas empresas trazendo parcialmente seus funcionários de volta ao escritório”, diz Mikako Kitagawa. “As demandas de PCs nos EUA também foram apoiadas pela recuperação econômica gradual ao longo do trimestre, incluindo uma recuperação no emprego e um índice de confiança do consumidor melhorado.”
A HP garantiu o primeiro lugar no mercado de PCs dos EUA com base em remessas que representaram 30,8% de participação de mercado. A Dell seguiu com 25% da participação no mercado de PCs dos EUA
O mercado de PCs da região Europa, Oriente Médio e África (Emea) permaneceu relativamente estável no terceiro trimestre de 2020, com apenas 0,4% de crescimento ano a ano para 19,5 milhões de unidades. O mercado da região também viu uma forte demanda do consumidor por PCs, liderada pelas vendas de notebooks com preços agressivos para crianças e estudantes, bem como máquinas para jogos de última geração para atender às necessidades de entretenimento das famílias.
A região Ásia-Pacífico apresentou crescimento moderado de 3,3% ano a ano, mas a região mostrou uma forte expansão trimestre a trimestre de 16,5%, indicando uma recuperação consistente após um declínio significativo no início de 2020. A China continuou a mostrar força, pois a região se recuperou amplamente do impacto do Covid-19, tendo os setores público e privado retomado as suas compras, que foram adiadas no primeiro trimestre do ano.