Metal Mecânica

Mercedes-Benz elétrico e-0500U começa a circular em São Caetano do Sul

O primeiro ônibus elétrico demonstrado no transporte público de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, é o modelo eO500U a baterias, da marca Mercedes-Benz. O veículo já começou a ser utilizado na Linha 03 – Circular Barcelona, sendo operado pela empresa concessionária Vipe (Viação Padre Eustáquio).

 

Totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, o Mercedes-Benz eO500U, ônibus elétrico urbano a baterias, já é uma realidade na produção e nas vendas no país. “Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista, que é referência para outras metrópoles”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Esse chassi da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no país. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

 

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

 

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens. (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo