Mercopar alavanca R$ 224 milhões em negócios
Realizada de 5 a 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), a 30ª Mercopar – Feira de Inovação, registrou até a data do encerramento R$ 224 milhões em negócios gerados, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior. Outros negócios iniciados durante o evento ainda poderão ser fechados.
Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae RS) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a feira foi realizada em formato híbrido, reunindo 347 expositores dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, sendo 44 deles startups. Além de empresas gaúchas, estiveram presentes outras do DF, ES, GO, MG, PR, RJ, SC e SP.
Em uma área de 20 mil m², a Mercopar recebeu 13.952 visitantes presenciais, respeitando o teto de ocupação de 2.500 pessoas simultaneamente, por faixa de horário (máximo de 15.000 para todo o período da Feira), imposto pelo protocolo de segurança sanitária, e mais 6.125 acessos em sua plataforma online.
O presidente do Sistema Fiergs e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Petry, considera a realização da feira como uma demonstração de força do Rio Grande do Sul em meio às dificuldades. “No ano passado, superamos desafios e obtivemos absoluto sucesso em resultados e em execução de protocolos sanitários, os quais o segmento da Indústria sempre cumpriu com excelência”, disse. De acordo com 88,1% dos expositores, o evento atendeu ou superou as expectativas, e 98,2% das empresas indicaram que pretendem retornar à feira na próxima edição.
Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, os resultados refletem a confiança do mercado. “Tivemos uma edição histórica, com incremento de 100% sobre a área comercializada e a maior rodada de negócios da história do Sebrae RS. Isso mostra que expositores, empresas que participaram das rodadas e visitantes aceitaram o convite para romper definitivamente com a crise e caminhar rumo à retomada econômica ”, afirma.