Eletrônica e Informática

Monitoramento em tempo real, ajuda na redução de consumo de energia

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas), em parceria com a Sun Mobi, enertech especializada no modelo remoto de usinas compartilhadas a partir da tecnologia fotovoltaica, implantou uma série de medidas de eficiência energética e uso da fonte solar nas operações.

A entidade aderiu ao programa de assinatura de energia solar da Sun Mobi para a obtenção de créditos da usina fotovoltaica da Sun Mobi localizada em Araçoiaba da Serra (SP) e, ao mesmo tempo, instalou um dispositivo de inteligência artificial que monitora em tempo real o consumo de eletricidade do local. A proposta do projeto é reduzir a conta luz neste período de escalada nas tarifas de eletricidade no país e evitar o desperdício de eletricidade em toda a operação.

O projeto deve reduzir o consumo de energia elétrica da entidade em até 11%. A tecnologia, desenvolvida pela Sun Mobi, acompanha o gasto de eletricidade e emite alertas quando há ocorrências de pico de consumo dos aparelhos elétricos, além de gerar relatórios com informações sobre o comportamento do usuário em relação gastos de energia dos equipamentos, para auxiliar e conscientizar o usuário, no caso a AEAS de Sorocaba,

O uso da energia solar via assinatura, integrado com a tecnologia de monitoramento, pode reduzir a conta de luz dos consumidores e estimular a adoção de medidas que buscam aumentar a eficiência energética, reduzindo o valor alto que vem sendo consumido pelo estabelecimento.

Nos estabelecimentos comerciais, os relatórios mostram que os maiores vilões no gasto com energia são ar-condicionado, forno elétrico, geladeira e freezer. Já nas residências, a atenção deve se voltar para chuveiro elétrico, forno elétrico, ferro de passar, ar-condicionado, geladeiras e bombas de piscina.

O equipamento é um sensor instalado no quadro de luz do cliente. A Sun Mobi oferece monitoramento do consumo para todos os seus assinantes. Aqueles que ocupam edificações menores, com gasto de até 1.000 kWh por mês, recebem um display de mesa que traz informações instantâneas sobre o consumo. Já para os clientes de maior porte, o monitoramento é feito de forma online via aplicativo.

“Mais da metade dos nossos clientes já tomou medidas de redução de consumo. Na prática, o uso da energia solar e do nosso dispositivo de monitoramento reflete uma grande medida de eficiência energética implementada nas residências, comércios, indústrias e propriedades”, explica Alexandre Bueno, sócio-diretor da Sun Mobi

“Mais da metade dos nossos clientes já tomou medidas de redução de consumo, o uso da energia solar e do nosso dispositivo de monitoramento, que geram uma grande medida de eficiência energética”, afirma o sócio-diretor da Sun Mobi, Alexandre Bueno.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo