Museu de Logística da Esalq recebe locomotiva de 100 toneladas
Instalado em 2017 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, o Museu de Logística Luiz de Queiroz, ligado à Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), ganhou finalmente uma locomotiva para expor no seu acervo.
O objetivo do simpático e bem montado museu é o de exibir os equipamentos de transporte utilizados para movimentação de cargas nos mais diferentes modais, mas não contava ainda justamente com um dos mais importantes deles, a locomotiva. Uma lacuna que foi, agora, preenchida.
E preenchida com sobras, diga-se de passagem. Trata-se, este novo item do museu, de uma histórica locomotiva Modelo 9208, que impressiona pelo tamanho. Tem nada menos do que quase 20 m de comprimento e 5 mde altura, com um peso estimado em 100 toneladas.
O equipamento foi doado pela Rumo Logística, empresa parceira da Esalq neste projeto cultural, e durante os últimos anos esteve estacionado, sem uso, na Estação Ferroviária de Araraquara, cidade também do interior de São Paulo e que já foi importante polo ferroviário paulista.
A locomotiva também impressiona pelo bom estado de conservação. Praticamente tudo nela é original. Além da estrutura, bem preservada, possui as mesmas portas de quando saiu da fábrica, e o mesmo truque composto pelas rodas, sapatas de freio, rolamentos, molas, eixos, cilindros de freio e barras estabilizadoras.
INSPIRAÇÃO – “É um orgulho para nós podermos compartilhar com a população o acesso a cada vez mais desses equipamentos históricos”, diz José Vicente Caixeta Filho, coordenador do Grupo Esalq-Log.“Que eles sirvam de inspiração para os futuros gestores na definição de uma infraestrutura de transportes mais adequada e robusta para o Brasil”.
A chegada da locomotiva ao Museu de Logística também preenche outra lacuna – esta, de cunho mais afetivo. A relação entre a cidade de Piracicaba e as ferrovias é antiga e já foi muito forte.
Piracicaba teve duas linhas que por muitos anos cruzaram o município, transportando cargas e passageiros. A primeira estação foi inaugurada em 1877, operada por muitos anos pela Estrada de Ferro Sorocabana.
Também cortava a cidade o ramal da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, inaugurado em 1922. O curioso é que, como as bitolas das linhas tinham larguras diferentes, elas não se ligavam. Ambos os ramais foram desativados entre as décadas de 1980 e 1990.
A locomotiva 9208 pertenceu inicialmente à Ferronorte e após uma fusão entre concessionárias, passou a integrar a malha do grupo Brasil Ferrovias, que operava nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Posteriormente, o grupo passou a fazer parte da companhia América Latina Logística (ALL), que foi assumida pela Rumo Logística.
Devido ao seu tamanho, a peça teve de entrar no campus da universidade pelo portão localizado na antiga estrada que leva ao aeroporto de Piracicaba. Este portão teve de ser ampliado para possibilitar a entrada do empurrador hidroviário que chegou ao museu em abril deste ano. Trilhos também foram colocados para receber a abrigar a “nova” locomotiva. (texto: Alberto Mawakdiye / foto: divulgação)