No Ano Novo Chinês, as fábricas fecham por até quatro semanas
Nos últimos dias, qualquer pessoa que faça negócios nos mercados da Ásia está pensando em como funcionará o comércio durante o Ano Novo Chinês, quando praticamente todos os negócios na China, incluindo fábricas, fecham de uma a quatro semanas. Neste ano, a data comemorativa começará no dia 5 de fevereiro.
Todos os fornecedores começarão a encerrar as operações entre uma e duas semanas antes do feriado. A produção em massa cessa, mesmo para pedidos de amostras, muito antes do que os compradores costumam antecipar. Habitualmente, os chineses viajam e visitam parentes em todo o continente para celebrarem este feriado com entes queridos. Para se ter uma ideia, cerca de 80 milhões de trabalhadores chineses, a maioria das áreas urbanas ao longo da costa da China, viajam de volta para suas cidades rurais.
“Esta época do ano apresenta muitos desafios para os importadores e exportadores”, afirma João Paulo Caldana, diretor-executivo da empresa da área de logística Dachser Brasil. “Navios cargueiros, aviões e outros modos de transporte internacional ainda estão funcionando. Ou seja, a carga ainda está em movimento, mas o planejamento das remessas exige uma estratégia que comece meses antes para que o frete seja manuseado sem problemas e interrupções.”
É característico que os volumes de frete sejam construídos apenas algumas semanas antes das férias, já que as fábricas vão acelerar a produção que ficará parada entre uma ou duas semanas após os feriados. Além disso, há dois eventos que ocorrem durante esse período, o Feriado Oficial e o Feriado Tradicional, fazendo com que algumas fábricas permaneçam fechadas por mais tempo – alguns fornecedores ficam fora por mais de um mês. Além disso, este também não é o momento de planejar uma viagem de negócios para a maioria dos países asiáticos.
Entenda abaixo como as empresas podem ser impactadas:
– Todos os negócios durante o Ano Novo Chinês enfrentarão atrasos no tempo de produção, assim como solicitações de cotação;
– Muitos trabalhadores não retornarão ao local de trabalho imediatamente após os feriados, o que significa que os tempos de produção estimados anteriormente podem ser estendidos;
– Se os pedidos forem feitos com atraso, é possível que eles sejam colocados mais para o final na linha de produção;
– Com mais de um mês de pedidos parados, as fábricas favorecerão os pedidos de seus parceiros preferidos.
Sendo assim, as empresas que dependem do abastecimento chinês devem planejar com antecedência e atentarem-se aos seguintes passos:
– Criar um estoque adequado, considerando um período de até quatro semanas após o Ano Novo Chinês e, até mesmo, descobrir se sua fonte chinesa tem estoque em locais não asiáticos para que possa usar outras cadeias de suprimentos;
– Informar seu despachante sobre suas remessas prioritárias, caso haja espaço limitado;
– Reservar as remessas bem antes do Ano Novo Chinês;
– Guardar espaço em voos de passageiros para remessas que não podem ser atrasados. As taxas são um pouco mais altas, mas essa medida manterá sua cadeia de suprimentos funcionando.
Na Região Ásia-Pacífico há feriados não só na China. Confira as datas:
– China Continental – Ano Novo Chinês – 4 a 10 de fevereiro
– Hong Kong – Ano Novo Chinês – 5 a 7 de fevereiro
– Coreia – Feriado do Ano Novo Lunar – 2 a 6 de fevereiro
– Cingapura – Ano Novo Chinês – 5 a 6 de fevereiro
– Indonésia – Ano Novo Chinês – 5 de fevereiro
– Taiwan – Ano Novo Chinês – 4 a 8 de fevereiro
– Vietnã – Ano Novo Lunar – 2 a 10 de fevereiro
– Malásia – Ano Novo Chinês – 5 a 6 de fevereiro
“Nós revisamos constantemente as etapas críticas necessárias para preparar o Ano Novo Chinês junto aos nossos clientes com antecedência”, afirma Caldana. “Isso ajuda a garantir pouca ou nenhuma interrupção em sua cadeia de fornecimento global”, finaliza.
Fonte: Ipesi