Metal Mecânica

Robô desenvolvido pela Unidade Embrapii ISI Laser e GM automatiza sistema de inspeção de solda

O Robô Snake, projeto desenvolvido pela Unidade Embrapii ISI Laser e a montadora General Motors, promete automatizar o sistema de inspeção de solda na indústria automotiva tornando-a mais eficaz, precisa e econômica à empresa.

A tecnologia está na vanguarda da inovação mundial ao apresentar uma proposta a uma questão global: a identificação de falhas na solda durante a fabricação de componentes. Ainda hoje, na maioria das fábricas pelo mundo, a vistoria das peças dos carros é feita manualmente, com uso de talhadeira.

TECNOLOGIA – Semelhante a uma cobra ao se movimentar, o Snake é um robô manipulador bastante flexível, característica que lhe permite alcançar locais de difícil acesso e com obstáculos físicos no caminho. A mobilidade ocorre pela dinâmica de seus eixos modulares.

Na primeira fase, o robô foi projetado, dimensionado e construído com três eixos e comprimento de 70 cm. Na segunda fase, que está em desenvolvimento, o manipulador contará com seis eixos e alcance de 140 cm. A projeção final é atingir 210 cm, com nove eixos.  Além da função de inspeção, o robô também contará com um sistema de soldagem a laser de componentes do carro.

Apesar de ser desenvolvido para um fim específico, a versatilidade do robô Snake permite que ele seja utilizado em outras frentes de trabalho, como aplicação de selantes internos, inspeções dimensionais e de montagem em ambientes de difícil acesso.

“O desenvolvimento permite o domínio completo de uma tecnologia, desde sua concepção até a aplicação em ambiente relevante. Isso pode levar a resultados consideráveis na diminuição de custos para implementação destas tecnologias e até mesmo fomentar o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica”, destaca Jhonattan Gutjahr, pesquisador Unidade Embrapii  ISI Laser, que fica em Joinville (SC).

Fonte: Ipesi

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo