No-breaks e filtros de linha desempenham papel relevante em projetos luminotécnicos
Cada projeto luminotécnico, seja em residência, condomínio ou iluminação pública, apresenta necessidades específicas de acordo com sua função. Além de cumprir o essencial, que é garantir a visibilidade, uma boa arquitetura de luz é capaz de harmonizar ambientes, valorizar fachadas e monumentos, e assegurar a segurança em vias públicas. E cada vez mais o setor tem se modernizado com equipamentos mais eficientes e duráveis, buscando não apenas atender a demandas estéticas e funcionais, mas também otimizar o consumo de energia.
Essa modernização inclui o segmento de no-breaks e filtros de linha, que desempenham um papel relevante na proteção e eficiência dos sistemas de iluminação, inclusive em instalações de grandes voltagens, e ajudam a evitar que oscilações e picos de energia danifiquem componentes como lâmpadas, reatores e fiações. Dessa forma, aumentam a vida útil dos equipamentos e reduzem os custos com manutenções.
Segundo Jamil Mouallem, engenheiro elétrico e diretor Comercial e de marketing da TS Shara, um projeto de iluminação pode consumir até 20% da energia total de um edifício comercial ou industrial. “Com a utilização de filtros de linha, esse consumo pode ser reduzido em até 10%, além de aumentar a segurança contra falhas e sobrecargas, que podem causar danos significativos aos equipamentos”, aponta. Mouallem lembra que na iluminação pública os no-breaks asseguram mobilidade e segurança mesmo em caso de apagões.
Na prática, a aplicação da tecnologia vai além da proteção imediata dos equipamentos. Ao reduzir picos de energia e estabilizar a tensão fornecida, no-breaks e filtros de linha prolongam a vida útil de lâmpadas, reatores e fiações, diminuindo a necessidade de substituições frequentes. “Estamos falando não só de economia de energia, mas de projetos mais sustentáveis, que reduzem o desperdício de recursos e aumentam a durabilidade dos sistemas”, complementa Mouallem.
Com a crescente demanda por soluções que ofereçam eficiência e segurança, no-breaks e filtros de linha fazem toda a diferença em projetos de iluminação. “Para engenheiros e arquitetos, essas ferramentas garantem a entrega de projetos que trazem desempenho a longo prazo, otimização de custos e maior sustentabilidade, atendendo tanto às exigências técnicas quanto às expectativas dos clientes”, conclui o diretor da TS Shara.