Eletrônica e Informática

Nokia lança o Gigabit Connect para simplificar instalação de banda larga gigabit em apartamentos

A Nokia lançou Gigabit Connect para tornar mais fácil para os provedores de rede de fibra implantar serviços de banda larga gigabit em MDUs, onde a conexão final é feita por par trançado ou cabos coaxiais.

Os provedores de fibra muitas vezes encontram dificuldades, em edifícios residenciais, em levar fibra a todos os apartamentos. A idade do edifício pode significar que há falta de espaço, dutos embutidos ou questões legais que podem restringir a implementação. As tecnologias G.fast permitem que os operadores terminem a instalação da fibra em um local central do edifício e, a partir daí, façam a ponte para qualquer televisão, dados ou cabos telefônicos existentes até o trecho final.

A solução Gigabit Connect da Nokia se baseia nos recursos G.fast, recobrindo sua complexidade e permitindo que a conexão final seja gerenciada como um endpoint de fibra sob um único painel de interface de gerenciamento de vidro. Isso é especialmente importante para operadoras que se concentram na implantação apenas de fibra e que não têm experiência com tecnologias em par trançado de cobre. O Gigabit Connect pode ser implantado sem impacto no gerenciamento de rede existente e nos serviços FTTH (Fiber to the Home).

A solução Gigabit Connect também oferece a mesma experiência de velocidade e baixa latência para o usuário final, como o FTTH completo.

“Estimamos que 20% dos MDUs são desafiadores para novas instalações de fibra. Usar o G.fast sobre os cabos existentes de um edifício ajuda muito a resolver o problema, mas pode ser um desafio para os operadores adquirirem experiência em novas tecnologias. Com o Gigabit Connect, recobrimos a complexidade, permitindo a implantação de fibra plug-and-play e o gerenciamento contínuo como em qualquer linha de fibra normal. Além disso, os consumidores terão a mesma velocidade e desempenho de baixa latência que a fibra padrão”, afirma Sandy Motley, presidente de redes fixas da Nokia.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo