Metal Mecânica

Nova solução da Siemens otimiza o desempenho de ativos de capital na entrega e nas operações de projetos

A Siemens Digital Industries Software e a Bentley Systems anunciam a disponibilidade imediata da nova solução CALM (Capital Asset Lifecycle Management) para o software Teamcenter. Essa nova solução foi desenvolvida pelas duas empresas para eliminar os desafios dos projetos de capital greenfield e brownfield de uma empresa, incluindo atrasos e custos excessivos, que podem ser causados pela falta de interoperabilidade do sistema e adoção inadequada da digitalização.

Esses desafios podem afetar de forma negativa a eficiência da fábrica ou do sistema operacional. Para obter maior eficiência ao longo do ciclo de vida dos ativos de capital, as soluções CALM do software Teamcenter ajudam as empresas a fazer a transição para digitalização, permitindo planejamento, projeto, aquisição, construção e operação de ativos de capital. A solução CALM do Teamcenter pode consolidar dados de ativos e conectar dados digitais desde a entrega às operações do projeto, permitindo a criação de um gêmeo digital – a representação virtual de um ativo físico – de loop fechado para visualizar e simular projetos, execução da construção e desempenho operacional.
“A solução Capital Asset Lifecycle Management do Teamcenter é o produto mais recente resultante da nossa colaboração com a Siemens Digital Industries Software. No mês passado, nosso serviço na nuvem PlantSight desenvolvido pelas duas empresas entrou em operação e agora está disponível na Siemens ou na Bentley para promover os benefícios do gêmeo digital para qualquer fábrica de processo operacional. A solução CALM fornecida pela Siemens opera com o software Teamcenter em toda a empresa para melhorar a tomada de decisões do programa de capital”, disse Greg Bentley, CEO da Bentley Systems. “Esta solução utiliza as tecnologias iTwin da Bentley para estender os avanços do gêmeo digital ao nível corporativo.”

Os ativos de capital formam a base produtiva de uma organização, que investe grande parte de seus fundos em seus ativos de capital, isto é, suas instalações, usinas, fábricas e infraestrutura crítica, que representam a base das operações. Hoje, muitas organizações de ativos de capital que projetam, constroem e/ou operam ativos de capital ainda precisam digitalizar seus ativos para melhorar suas eficiências. Elas se esforçam para agregar, gerenciar e rastrear dados de operações e projetos de capital no nível corporativo, levando a perdas de eficiência na entrega de projetos de capital e durante todo o ciclo de vida do ativo.
Segundo a McKinsey & Company, 98% dos megaprojetos envolvem aumento de custo e prazo, em média 80% de aumento nos custos e atraso de 20 meses na entrega. As ineficiências criadas na entrega do projeto são repassadas para o proprietário/operador, onde podem permanecer por décadas. Novos projetos de capital e modernizações das fábricas ainda são concluídos da mesma forma ineficiente, e assim, o ciclo se repete.

A solução CALM fornece recursos avançados de gerenciamento de programas de capital e uma abordagem baseada em simulação para projeto, construção e operações. Com essas novas tecnologias de simulação e otimização, as organizações com programa de capital podem inicialmente monitorar, e depois melhorar, o desempenho de seus ativos. A solução consolida dados operacionais e de projeto de diferentes sistemas, incluindo dados de engenharia e design 1D, 2D e 3D de ferramentas CAD/CAE/BIM de terceiros e/ou do PlantSight, formando apenas uma linha digital de dados de ativos acessados por um ecossistema corporativo seguro, bem coordenado e que pode ser rastreado.

Os dados de ativos são enriquecidos por visualizações e informações corporativas e processos de negócios comprovados baseados em dados para gerenciar a evolução dos dados, entender os requisitos, gerenciar o impacto da mudança e permitir apoio à decisão por meio de painéis e análises. Essa combinação pode fornecer informações e supervisão únicas para aumentar a segurança e o gerenciamento de riscos dos projetos.

Por fim, a conexão digital dos dados permite criar um gêmeo digital abrangente que pode ser simulado e usado para reunir o mundo virtual e o mundo real, criando um ambiente de decisão em loop fechado para a otimização contínua dos ativos de capital de uma empresa.

“Trabalhamos com a colaboração da Bentley Systems para resolver os desafios enfrentados pelos nossos clientes que operam nos setores de manufatura discreta e processos para entregar com eficiência o portfólio de projetos de capital de sua empresa e gerenciar seus ativos de capital”, disse Tony Hemmelgarn, presidente e CEO da Siemens Digital Industries Software.

“A solução CALM do Teamcenter pode ser usada com uma estratégia de digitalização para ajudar a aumentar a eficiência em toda a organização. Pode ainda ajudar as empresas a digitalizar seus ativos de capital no início do ciclo de vida, estabelecendo o Teamcenter como a base de gerenciamento e colaboração de dados corporativos durante o ciclo de vida de ativos de capital, começando pela viabilidade e planejamento, incluindo a modernização e desativação no fim do ciclo.”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo