Artigos e Cases

NR 12: a vacina contra os acidentes

 

 

José Amauri Martins (*)

 

 

O mundo atravessa um momento nunca visto. Vivemos momentos de paralisações nos diversos setores produtivos em função da pandemia da covid-19. A triste realidade do momento nos remete a diversas reflexões e, de todas, a mais evidente é a falta de investimentos na infraestrutura básica da saúde.

 

Isso nos remete a importância da prevenção, seja na saúde ou de acidentes do trabalho. No atual cenário da saúde, tudo indica que não foi possível identificar o inimigo para poder preveni-lo em tempo. Na prevenção dos acidentes do trabalho, a identificação do inimigo – que é o perigo de acidentes – é possível também por meio da prevenção.

 

Os acidentes do trabalho relacionados às máquinas podem ser evitados com base em estudos orientados em normas técnicas, regulamentos e leis. A NR 12 dispõe e traça as recomendações necessárias e indica as bases técnicas de como projetar e construir novas máquinas ou adequar as existentes, tornando-as seguras para execução dos processos produtivos e, assim, não prejudicando o desempenho da operação e a integridade física do trabalhador.

 

Devemos aproveitar a oportunidade do momento, em que boa parte das máquinas está em ritmo reduzido de trabalho ou até mesmo paralisada, para elaborar uma programação de inspeção dos itens de segurança. Deste modo, quando a produção for integralmente retomada, as empresas possam empregar o ritmo normal de maneira tranquila e segura.

 

O trabalho de melhoria nas condições de segurança das máquinas não deve ser encarado como um custo adicional de produção, mas, sim, um investimento programado que vai evitar no futuro paralisações das máquinas decorrentes dos acidentes, além de multas e interdições.

 

O verdadeiro custo adicional de produção vem exatamente quando a manutenção não é feita e os acidentes ocorrem, gerando gastos elevados e que devem ser absorvidos em uma única vez. Quando falamos em prevenção de acidentes, o investimento é programado e feito com valores muito menores. Importante ressaltar que o bem maior, nesse caso, é ter evitado o acidente, impedindo mutilações e mortes dos trabalhadores.

 

Portanto, aproveite este momento que está trazendo profundas transformações nas metodologias de trabalhos para programar-se nas manutenções, evitando futuras e desagradáveis situações e tornando e mantendo o ambiente de trabalho mais seguro.

___________________________________________

(*) O autor é especialista em NR 12 da Schmersal.

Mostrar mais

Artigos relacionados