Número de empregados no setor eletroeletrônico recua, mas segue acima do observado em dezembro passado
O número de empregados da indústria elétrica e eletrônica, conforme dados do Novo Caged, compilado pela Abinee, diminuiu 269 postos de trabalho, no mês de abril de 2023, totalizando 268,6 mil funcionários. Esta redução representa o saldo, ou seja, a diferença entre admissões e desligamentos.
Foi a segunda queda seguida no nível de emprego do setor, após dois crescimentos consecutivos. Porém, mesmo com os resultados negativos apontados nos dois últimos meses deste ano, o total de funcionários da indústria eletroeletrônica está 1,3 mil postos de trabalho acima do apontado em dezembro de 2022 (267,7 mil trabalhadores).
O resultado também foi superior ao registrado em abril do ano passado, que estava com 265,6 mil trabalhadores diretos.
O saldo negativo no nível de emprego observado em abril de 2023 foi resultado das admissões de 8,9 mil empregados e de desligamentos de 9,2 mil trabalhadores.
O empresário do setor permanece muito cauteloso diante de um cenário de incertezas tanto no mercado interno quanto no internacional.
Essas inseguranças vêm limitando os investimentos, paralisando os negócios. Com isso, a indústria eletroeletrônica, desde o final do ano passado, já vem mostrando piora em alguns indicadores do setor, com queda na produção, diminuição nas vendas, recuo na utilização da capacidade instalada e redução na confiança do empresário.