Número de empregos na indústria eletroeletrônica recua em junho
O número de empregados da indústria eletroeletrônica diminuiu em 165 vagas no mês de junho, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged). O resultado representa a segunda queda consecutiva, após a trajetória de crescimento observada nos primeiros quatro meses do ano.
O número de empregados do setor em junho de 2019 ficou acima do apontado no mesmo mês do ano passado (236,3 mil). Porém, é importante lembrar que, em maio de 2018, ocorreu a greve dos caminhoneiros que influenciou a redução de mais de 2 mil trabalhadores do setor eletroeletrônico em maio e junho do ano passado. Com o resultado, o setor eletroeletrônico encerrou junho com 237,2 mil trabalhadores diretos.
Para o presidente da Abinee, Humberto Barbato, a inversão na curva ascendente do nível de emprego do setor aciona um sinal de alerta e reforça a urgência na adoção pelo governo de medidas que propiciem a retomada da atividade industrial. “Precisamos rapidamente de uma sinalização que evite entrarmos numa espiral decrescente na geração de empregos”, afirmou.