Eletrônica e Informática

Padtec vai transferir tecnologia para a empresa francesa Ekinops

A Padtec, que atua no segmento de sistemas de comunicações ópticas, anuncia acordo com a Ekinops, fornecedora francesa de sistemas para transporte óptico, para a transferência da tecnologia de sua plataforma OTN Switch. A operação faz parte da estratégia da Padtec de potencializar os esforços em pesquisa e desenvolvimento em tecnologia DWDM, core business da empresa.

“A operação, que soma um total de R$ 46 milhões, contribui diretamente para o aumento dos investimentos em P&D pela Padtec, de forma a levar ao mercado soluções e serviços cada vez mais avançados, tornando a empresa ainda mais competitiva e acelerando seus negócios no Brasil e no exterior”, afirma Manuel Andrade, CEO da Padtec. “Além disso, a transferência tecnológica da plataforma OTN Switch para uma companhia reconhecida globalmente, como a Ekinops, prova a capacidade da engenharia da Padtec no desenvolvimento de tecnologias de ponta que podem ser implantadas em qualquer lugar do mundo. Estamos muito felizes em firmar este acordo com a Ekinops. Trata-se de uma clara relação win-win para ambas as empresas”, acrescenta.

No acordo entre as empresas, a Ekinops assume o compromisso de evoluir a linha de produtos com a tecnologia OTN Switch desenvolvida pela Padtec, contando com a equipe de engenheiros originários da fornecedora brasileira. A Padtec, por sua vez, continua a produzir essa linha de equipamentos em sua fábrica no Brasil e a comercializar a solução para sua base de clientes.

Para Didier Brédy, chairman e CEO da Ekinops, a linha de produtos com a tecnologia OTN Switch desenvolvida pela Padtec é particularmente inovadora e permitirá à Ekinops dar um grande salto tecnológico e comercial, para se posicionar junto às grandes operadoras de telecomunicações. “O acordo com a Padtec, principal fabricante e fornecedor de equipamentos para comunicações ópticas na América Latina, também permite que a empresa brasileira revenda os produtos com a tecnologia OTN Switch da Ekinops. Esta é uma importante aquisição, que permitirá que a Ekinops triplique suas vendas de produtos ópticos nos próximos cinco anos”, destaca Brédy.

Para o futuro, a Padtec destaca que o foco da área de pesquisa e desenvolvimento – e do lançamento de produtos – contempla o aumento da taxa de transmissão DWDM, com novos transponders operando a 400 Gb/s e 1,2 Tb/s, novos amplificadores ópticos e soluções que acompanham as tendências de evolução para redes SDN (Software Defined Networks) – arquitetura que permite controlar ou programar a rede de maneira central e inteligente, empregando um conjunto de funcionalidades em um único ambiente web.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo