Paraná terá a primeira eletrovia do Brasil
O Paraná terá a primeira eletrovia do país, com a instalação de postos de abastecimento para veículos elétricos (também chamados de eletropostos). No total, serão instaladas dez estações de recarga em 700 quilômetros da BR-277, cortando o estado de Leste a Oeste, entre Paranaguá e Foz do Iguaçu. A iniciativa é uma parceria de Itaipu Binacional e a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O primeiro eletroposto foi inaugurado no dia 27 de março, em Curitiba, no quilômetro 3 da rodovia.
A parceria será assinada oficialmente na próxima quarta-feira (4 de abril), em Foz do Iguaçu. Itaipu vai fornecer oito dos dez eletropostos e dará suporte técnico; a Copel será responsável pelos outros dois eletropostos, arcará com os custos de instalação e vai fornecer a energia elétrica.
Luiz Fernando Vianna, diretor-geral brasileiro de Itaipu, explicou que, como ainda não há uma regulamentação do segmento pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta primeira fase o usuário não vai pagar pelo serviço. “Não há estimativa de custo, mas provavelmente será o custo de energia de um consumidor de baixa tensão”, explicou.
Cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência, o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo. Também contarão com três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no mercado.
Para Antonio Sergio Guetter, presidente da Copel, “a troca de carros convencionais pelos elétricos vai transformar o setor de mobilidade e a Copel pretende oferecer uma rede de energia robusta e inteligente para essa mudança”.
NOVAS ESTAÇÕES – Além da estação de Curitiba, entrou em operação no dia 27 de março o eletroposto em Paranaguá. Ainda neste ano serão instaladas as unidades de Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Irati. Todos serão hospedados em postos de combustíveis ao longo da rodovia, com distância de aproximadamente 100 quilômetros entre um e outro.
Os eletropostos serão todos de carga rápida ou semirrápida, levando de meia hora a uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos hoje em circulação. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros com uma carga completa.