Eletrônica e Informática

Parceria ProConcept e DSafe visa desenvolver soluções para monitoramento de barragens

A ProConcept Sistemas, especializada em consultoria, venda e implementação de soluções digitais de TI, anuncia parceria com a DSafeTech, startup catarinense focada no desenvolvimento de softwares, para atender às necessidades das empresas das áreas de mineração e de energia que precisam modernizar e otimizar o monitoramento de suas barragens.

“Estamos sempre em busca soluções que possam ser agregadas ao nosso portfólio, para atender aos clientes de diferentes portes e áreas de atuação de forma mais integrada possível. E a parceria com a DSafeTech, além de fazer parte desse nosso objetivo de unir forças com empresas que desenvolvem soluções específicas e inovadoras, irá contribuir para abrir novas oportunidades de negócios, especialmente na região sul do país em que a nossa atuação ainda é tímida”, destaca Elcio Pereira Diniz, diretor executivo da ProConcept.

Monitorando atualmente mais de 55 barragens no Brasil, a DSafeTech, de sua parte, pretende expandir sua atuação no segmento de mineração. “É nesse sentido que estamos apostando na parceria com a ProConcept que tem um nome forte e grande expertise nessa área”, explica Alexandre Souza Paes, fundador e CEO da DSafeTech. Mas as empresas da área de energia também estão no radar da startup que iniciou sua atuação em 2018 justamente nesse setor, para atender à demanda da CPFL Energia que precisava de uma solução para monitoramento da instrumentação de uma das suas barragens instalada em Campos Novos (SC).

“Uni minha experiência em tecnologia, que hoje soma 22 anos, com a de 14 anos do meu sócio, cofundador e atual CCO da empresa, o engenheiro mecânico Guilherme Tomio, especializado em melhoria de processos e UX (User Experience), com quem já fazia outros projetos, e assim nasceu a DSafeTech. Avaliamos o grau de dificuldade que existia na época e acabamos criando a solução para a CPFL num prazo recorde por sermos especializados em desenvolvimento de soluções complexas. Entregamos para eles a usina hidrelétrica (UHE) totalmente monitorada, com mais de 400 instrumentos e um sistema web com entrada de dados em tempo real”, explica Paes.

Além da CPFL, que possui inúmeras barragens no Brasil dos tipos UHE (Usinas Hidrelétricas), PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas), Paes percebeu que havia um mercado muito maior a ser explorado. “Por isso preparamos a solução para que pudesse atender não apenas a área de geração de energia, mas também para barragens de mineração, até em função das tragédias que ocorreram no passado recente em Mariana e Brumadinho. Assim, nosso sistema está preparado para atender a outros tipos de barramento como os de minérios e de água.  Qualquer estrutura onde há instrumentos e sensores, ou não, o sistema consegue monitorar sua estabilidade”, destaca Paes.

O alinhamento com a ProConcept, segundo o CEO da DSafeTech, tem como meta justamente ampliar as possibilidades de atuação na área de mineração. “Eles já têm boa penetração nesse mercado, e ainda vemos a possibilidade de atuar também no setor de energia. Será uma parceria perfeita pois iremos complementar as soluções que a ProConcept já oferece”, completa Paes.

Elcio Diniz acrescenta que a DSafeTech cobre uma lacuna no mercado de energia, pois as soluções propostas pela empresa são adequadas tanto técnica quanto economicamente, o que facilitará muito a oferta para o setor.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo