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Preços de fretes marítimos seguem aumentando

Nos últimos meses, o mercado de fretes marítimos tem enfrentado uma série de desafios que causaram um aumento nas tarifas de transporte. Fatores geopolíticos, climáticos e logísticos estão moldando um cenário de instabilidade e incerteza.

 

De acordo com um estudo divulgado pela Logcomex, o frete médio mundial de contêineres oscilou drasticamente entre janeiro de 2023 e maio de 2024. O valor atingiu US$ 4.200 por contêiner de 40 pés em maio de 2024, após uma baixa de US$ 1.342 em outubro de 2023. Esse aumento impacta diretamente nos custos das operações de comércio exterior, refletindo nos preços finais dos produtos e na competitividade das empresas.

 

A variação nas cotações dos fretes marítimos é uma resposta à dinâmica de oferta e demanda: quando o comércio global aumenta, a demanda por transporte marítimo cresce, mas a oferta é limitada. Desde outubro de 2023, ataques de rebeldes Houthis a embarcações no Mar Vermelho têm gerado desconforto, forçando desvios de rota pelo Cabo da Boa Esperança. Esse desvio aumenta o tempo de viagem e reduz a oferta de transporte disponível, pressionando os preços para cima

 

Além disso, a seca no Canal do Panamá tem limitado o tráfego de navios, exacerbando os problemas logísticos. A instabilidade climática, combinada com eventos como o El Niño, tem impactado rotas alternativas, aumentando a complexidade e os custos operacionais.

 

O custo do combustível, refletido na sobretaxa Bunker Additional Fuel (BAF), é um componente crítico, oscilando conforme a cotação do petróleo e a distância percorrida. Legislações ambientais, como as metas de descarbonização estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (OMI), também têm afetado o mercado, pressionando por uma maior eficiência energética e mudanças na infraestrutura portuária.

 

“Ao final de 2023, muitos especialistas esperavam uma queda nos valores dos fretes marítimos em 2024, devido a uma demanda global mais fraca, alta inflação e juros elevados, além da chegada de novos navios ao mercado. No entanto, a demanda adicional por rotas mais longas e os congestionamentos em portos absorveram essa capacidade extra”, afirma Helmuth Hofstatter , CEO da Logcomex e analista do setor. “ Para o próximo trimestre, durante o peak season, devido à formação de estoques para as festas de final de ano, os fretes médios globais devem continuar elevados”, complementa.

 

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