Produção de máquinas na China pode crescer ainda em 2020, diz Federação da Indústria do país
A indústria de máquinas da China espera um crescimento moderado em receitas e lucros em 2020, se o surto de cornavírus encerrar em breve, segundo relatório da Federação da Indústria de Máquinas de China, segundo a agência Xinhua.
A falta de trabalhadores e de produtos contra a epidemia, assim como interrupções no transporte e na cadeia de suprimentos, restringirão o crescimento da indústria de máquinas em curto prazo, possivelmente levando a uma substancial queda nos principais indicadores econômicos no primeiro trimestre.
Todavia, graças às medidas de suporte, a confiança no mercado deverá ser retomada em médio prazo. Se a epidemia for contida no primeiro trimestre, mais de 90% das empresas de máquinas voltarão a operar totalmente no segundo trimestre.
Tendo em vista o longo prazo, os fundamentos da economia da China permanecem estáveis, e o país, assim que o coronavírus for contido, vai intensificar as atividades de construção civil e os investimentos, criando assim novas oportunidades para a indústria de máquinas, diz o relatório.
Se o desempenho do setor de máquinas melhorar, poderá atingir ainda um crescimento de 5% na produção industrial ainda em 2020.