Metal Mecânica

Programa de Gestão de Ativos da NSK é destinado a contribuir para melhoria das operações fabris

A NSK conta com o AIP – Programa de Gestão de Ativos da NSK, destinado a contribuir para melhorar as operações e desenvolver soluções com foco em gerar vendas sustentáveis e melhorar a rentabilidade dos negócios. A adoção de novas tecnologias, além de diminuir custos operacionais, representa uma vantagem competitiva para as indústrias, pois com menos gastos, é possível praticar preços mais atrativos e realizar novos investimentos, sem prejudicar a qualidade e a eficiência da empresa.

O Programa AIP pode ajudar a otimizar processos e reduzir ou eliminar perdas durante a produção. Um dos casos de sucesso gerou uma economia de R$44.828,76 para um grande cliente que atua na fabricação de tratores, que requisitou uma conversão de graxa aplicada na sua linha de usinagem, nos equipamentos spindle.

A graxa original do equipamento possuía codificação exclusiva, alto custo e era de difícil aquisição. A fábrica solicitou ao time de especialistas AIP NSK o suporte com conversão técnica do código original da graxa para um produto equivalente da NSK, para ter à disposição um novo fornecedor. Com boa pressão e capacidade de absorção, o produto indicado foi a Graxa NSK Hi Speed, que consiste em uma combinação de óleo éster, hidrocarboneto sintético, óleo mineral e um sabão complexo de bário. Com custos de manutenção e paradas indesejadas reduzidos devido à excelente resistência à água e pacote de aditivos anticorrosivos, a graxa especial cria um meio de reduzir o atrito, o que propicia um baixo calor gerado no rolamento, permitindo uma vida útil estendida.

Voltada para uso em máquinas-ferramentas e têxteis, oferece proteção contra desgaste e corrosão e é resistente à água e oxidação. Além de oferecer benefícios diferenciais ao cliente, ainda traz embalagens ecologicamente corretas. Esse tipo de graxa é usado, principalmente, para rolamentos de eixo e mancais lisos de alta velocidade, em máquinas-ferramentas e têxteis. Outras aplicações são em fusos roscados, esferas, parafusos operando sob altas cargas e mancais de engrenagem. Também pode ser usada para a lubrificação de dentes flancos em engrenagens de precisão.

As empresas que utilizam as graxas especiais da NSK podem ter acesso ao AIP. Neste sistema, os engenheiros da NSK vão até a fábrica do cliente e otimizam rolamentos de máquinas e equipamentos para que operem no máximo de suas capacidades com o menor desgaste, aumentando a produtividade e reduzindo consideravelmente seus custos. Ao longo dos anos, o programa soma mais de 1400 indústrias atendidas, com uma redução de mais de R$ 200 milhões. Empresas de alimentos e bebidas, do setor automotivo, de celulose e papel, cimento, metais e siderurgia, mineração, químico e petroquímico, além da indústria em geral, já participaram do AIP.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo