Reivax fornecerá sistemas de excitação estática para a Manitoba Hydro, do Canadá
A empresa brasileira Reivax Controle e Automação, por meio de sua filial no Canadá, Reivax North America (RNA), fornecerá até 70 sistemas de excitação estática para a Manitoba Hydro, uma das maiores concessionárias provinciais de energia elétrica e gás natural do Canadá. O contrato inclui a modernização da produção de eletricidade em usinas hidrelétricas de propriedade e operadas pela concessionária canadense. A parceria entre a Reivax North America e a Manitoba Hydro é inédita e posiciona a Reivax como um importante player no fornecimento de equipamentos de sistemas de excitação na América do Norte.
A Manitoba Hydro atende cerca de 600.000 clientes de eletricidade no Canadá, bem como uma grande parte do meio-oeste dos Estados Unidos por meio de seu link HVDC. Já a Reivax, com sede em Florianópolis (SC), fornece equipamentos para controle de geração de energia na América Latina e está presente em mais de 40 países em cinco continentes. A empresa também é importante fornecedor de reguladores de tensão combinados e reguladores de velocidade que controlam 170 GW de energia distribuída em todo o mundo.
O fornecimento para a Manitoba Hydro inclui instalação dos sistemas Reivax em algumas das usinas hidrelétricas localizadas mais ao norte do país, criando desafios adicionais devido às dificuldades de geração de energia nesta região.
“A Manitoba Hydro possui um sistema único que traz diversos desafios aos sistemas de excitação que operam na área. Assim, os sistemas de excitação devem ser capazes de operar durante variações extremas na tensão e frequência do sistema. Outro desafio é a presença de uma HVDC – High Voltage DC Converter Station (em tradução livre, estação conversora de alta tensão DC) – que, em caso de falha, introduz grandes distorções harmônicas”, enfatiza Marcos Medeiros, gerente de Engenharia da RNA.
O sistema de excitação Reivax de modelo RTX Power é parcialmente manufaturado na fábrica da Reivax no Brasil com equipamentos de sub-fornecedores norte-americanos e serão transportados para a fábrica da REIVAX em Houston, no Texas (EUA), para montagem final, também, e testes completos incluindo um simulador para afinar o sistema facilitando o comissionamento.
De acordo com Fernando Amorim da Silveira, CEO da Reivax, os sistemas de excitação estática como os destinados à Manitoba Hydro fornecem geradores síncronos com corrente contínua para permitir que o gerador atenda às necessidades da rede elétrica.
“Enquanto a maioria dos sistemas de excitação são considerados uma “caixa preta”, o sistema Reivax foi projetado para eliminar esse problema, fornecendo ao cliente uma IHM muito intuitiva com um design de arquitetura aberta que permite aos clientes operar e manter o sistema facilmente. Nosso sistema inclui funções de diagnóstico para simplificar a solução de problemas, comunicações para fazer a interface com todos os outros equipamentos da planta e, o mais importante, limitadores e funções de proteção para manter o gerador operando em uma zona segura”, destaca o executivo.