Retificadoras Zema apresentam bom desempenho de mercado no Brasil e no exterior
As máquinas-ferramenta da Zema estão apresentando desempenho de mercado positivo no Brasil e no exterior. “Em 2019, para Zema, vamos ter crescimento de 20 a 25% em faturamento em comparação a 2018”, afirma Dirk Huber, diretor geral do Grupo Junker no Brasil, frisando que o ano passado já foi muito bom. O Grupo Junker detém o controle da Zema. As retificadoras Zema também vêm ampliando a presença no mercado mundial pelas suas qualidades técnicas e também impulsionadas pela rede de comercialização que o Grupo Junker mantém nos principais mercados mundiais. “Os mercados do México e dos Estados Unidos vão muito bem para a Zema, e na Europa também começa a andar”, comenta o executivo.
No estande da empresa na Expomafe, a retificadora cilíndrica externa CNC modelo Numerika G800 Plus, da Zema estava em evidência. A retificadora de rebolos convencionais é especializada na produção em série de uma grande variedade de peças. No comando CNC podem ser arquivados diversos programas, para as mais variadas famílias de peças, de forma que o processo de produção de uma peça possa ser trocado com rapidez para o de outra peça.
A máquina pode ser utilizada com um sistema automático opcional de carga e descarga, permitindo um processo de produção sem interferências. Com as retificadoras de rebolos convencionais, a Junker oferece um complemento para as linhas de retificadoras de alta velocidade CBN. A Numerika processa de forma precisa e confiável várias peças, como flanges e espigas de virabrequins, turbocompressores e eixos de transmissão.
Para a usinagem de materiais duros, os rebolos de retificação podem ser facilmente substituídos. A troca de rebolos convencionais para diamantados é bem sucedida após passos simples. De forma padrão, a retificadora cilíndrica externa possui uma base de máquina robusta, guias hidrostáticas e cabeçotes de retificação com mancais hidrostáticos ou rolamentos de alta precisão. Comando de fácil utilização com todos os seus menus intuitivos permitem uma retificação precisa com rebolos convencionais. O resultado são peças com excelente qualidade de superfície.
Também em exposição estava o exaustor de névoa eletrostático AC3002 CIP da LTA-Lutfttechnik GmbH . No exaustor são utilizados apenas elementos de filtros regeneráveis. Através de dispositivo de lavagem automática, eles podem ser limpos na frequência desejada sem aditivos químicos ou soluções aquosas.
Segundo Huber, o mercado de exaustores também segue positivo no Brasil.