Metal Mecânica

Rockwell inaugura centro de inovação de veículos elétricos no Vale do Silício

A Rockwell Automation, fornecedora de soluções e serviços ao setor automotivo, inaugurou no dia 18 junho novo centro de veículos elétricos (electric vehicle, EV) de 8.000 pés quadrados em 111 North Market Street, cidade californiana de San José, em sua instalação de desenvolvimento de soluções de informação. O centro realizará demonstrações de fabricação ao vivo, testes práticos com o uso de novas tecnologias e eventos que demonstrarão a colaboração com especialistas do setor e parceiros da Rockwell Automation.

Utilizando modelagem de realidade virtual e aumentada, o centro de inovação de EV proporciona a startups e empresas já estabelecidas do setor automotivo um ambiente ideal para conhecer novas tecnologias e padrões, possibilitando que eles ofereçam veículos elétricos ao mercado com mais agilidade, menos risco e a um custo menor.

A combinação das tecnologias da Rockwell Automation com as de parceiros é o grande diferencial do centro. Especificamente, o FactoryTalk InnovationSuite da Rockwell Automation – habilitado pela PTC – é uma solução integrada que combina softwares da PTC e da Rockwell Automation. De modo semelhante, a Eagle Technologies fornece a máquina de montagem de baterias, e a Fanuc proporciona tecnologias, ambas integradas com tecnologias da Rockwell Automation.

A Hirata, desenvolvedora de linha de montagem pronta para uso, fornece uma célula de montagem que demonstra a montagem e testes de unidades de tração elétrica. O Emulate 3D, software de simulação da Rockwell Automation, ajuda a realizar o protótipo e testar as máquinas antes de sua construção. A teamtechnik realiza os testes funcionais para confirmar o desempenho antes de implementar a tração no veículo elétrico.

“Com o crescimento da demanda global, as empresas de veículos elétricos se encontram diante do desafio de cumprir prazos de produção cada vez mais curtos”, afirmou John Kacsur, vice-presidente para os setores automotivo e de pneus da Rockwell Automation. “Nós estabelecemos o centro de inovação de veículos elétricos para expandir as possibilidades dessas empresas, permitir que operem com mais eficiência e ofereçam seus produtos mais rapidamente aos consumidores a um custo potencialmente menor.

“É uma experiência de imersão que ajuda os clientes a desenvolverem e concretizarem A Empresa Conectada, nossa visão para a fabricação inteligente que possibilita que os clientes empreguem dados e atinjam resultados comerciais positivos”, explicou Kacsur.

Kacsur observou que o centro de EV apóia esforços de digitalização não só para clientes de automóveis e pneus, mas também de todos os setores de mercado.

De acordo com a Bloomberg New Energy Finance, espera-se que 54% da venda de novos veículos envolverá veículos elétricos até 2040. As baterias representam atualmente um terço do custo total de um EV. A queda contínua dos preços de baterias está fazendo crescer a demanda por EV, com até 40 milhões de novas baterias de EV necessárias anualmente para alimentar novos veículos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo