Schneider e Prisma Photonics fazem parceria para ajudar na prevenção de acidentes em oleodutos
A Schneider Electric, que atua na área de gerenciamento e automação de energia, e a Prisma Photonics, fornecedora de sensoriamento de fibra para infraestrutura inteligente, anunciam parceria para ajudar proprietários e operadores de oleodutos e gasodutos a prevenir atividades acidentais e maliciosas, fornecendo inteligência em tempo real e monitoramento da infraestrutura de petróleo e gás.
Os oleodutos e gasodutos são ativos essenciais e as soluções de integridade e detecção de vazamentos fazem parte das ferramentas do operador para manter as atividades em dutos seguras e ecologicamente corretas. Impulsionada por demanda regulatória, consciência ambiental e necessidades de segurança pública, a maioria das operadoras emprega pelo menos um sistema de detecção de vazamentos.
O PrismaFlow é uma solução abrangente de monitoramento de dutos que compreende hardware e software e reduz as taxas de alarmes falsos positivos e negativos em comparação com outras soluções de detecção de fibra. A tecnologia Hyper-Scan oferece sensibilidade cem vezes maior.
O algoritmo de machine learning utilizado pelo sistema oferece uma melhoria na relação sinal-ruído (SNR), permitindo uma classificação precisa de eventos. Aproveitando os cabos de fibra óptica pre-existentes como “sensores”, o PrismaFlow elimina a necessidade de investir em instalação de fibras novas, dedicadas e na instalação e manutenção de milhares de sensores ao longo da tubulação.
“A tecnologia de monitoramento de dutos da Prisma Photonics se encaixa bem com nossa promessa geral de fornecer confiabilidade e segurança aprimoradas para nossos clientes de petróleo e gás de midstream”, diz Astrid Poupart-Lafarge, presidente do segmento de Petróleo, Gás e Petroquímica da Schneider Electric.
“Com as emissões de metano no topo das agendas de mudança climática, essa parceria ajudará nossos clientes a atingir suas metas de emissão de forma mais fácil e rápida”, afirma Matthew Carrara, vice-presidente da Schneider Electric.
O PrismaFlow pode detectar e sinalizar eventos como vazamentos, escavação mecânica e manual, furto, vandalismo, interferência de terceiros, dispositivos de pigging em linha, atividade de pedestres, movimento de veículos e atividade de drones. Os operadores recebem os locais de eventos em tempo real para tomar medidas imediatas, sem se preocupar com ruídos ou alarmes falsos.
Ao detectar vazamentos precocemente, as empresas de petróleo e gás podem mitigar os problemas antes que eles prejudiquem as pessoas ou o meio ambiente. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), as emissões a jusante podem ser reduzidas em 75% com a tecnologia existente, que inclui infraestrutura de dutos.