Setor de mineração contribui para o aumento da demanda de micro-ônibus
A mineração e o transporte de passageiros não parecem ter relação. Porém, o crescimento do setor de mineração tem contribuído para o aumento de produção da Volare, marca de micro-ônibus da Marcopolo. A produção diária da marca aumentou 66% este ano, de 12 para 20 unidades por dia, mesmo com o impacto da pandemia de Covid-19 no transporte público nacional. A atividade mineradora, principalmente em Minas Gerais e no Pará, exerce um papel importante nos negócios da marca.
“A demanda do mercado externo por minérios e a alta do dólar impulsionaram o segmento de mineração, favorecendo toda a cadeia de fornecedores, incluindo o transporte de mão de obra”, afirma Sidnei Vargas, gerente nacional de Mercado Interno da Volare. “E os micro-ônibus passaram a substituir vans, por promoverem capacidade maior de lugares e maior distanciamento entre os passageiros, como recomendam as autoridades sanitárias”, acrescenta.
Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o setor gerou cerca de 180 mil postos de trabalho diretos e indiretos entre janeiro e agosto de 2020. Um dos clientes da Volare, a Indaiá Transportes se beneficiou com este movimento. A empresa, que opera o fretamento de trabalhadores na região do quadrilátero ferrífero em Minas Gerais, viu a demanda crescer 120% no volume de passageiros este ano e acabou adquirindo 10 micro-ônibus. Atualmente, a empresa tem uma frota de 42 veículos específicos para atuação no segmento, além do fretamento executivo, interno e externo às minas.
“As demandas dos nossos clientes geralmente requerem atendimento instantâneo. A indústria de mineração não enfrentou a paralisação dos outros setores e a mão de obra segue trabalhando mesmo com a pandemia. O rápido aumento da capacidade de transporte é uma característica desse mercado”, comenta o diretor Anderson Ferreira Guimaraes. A previsão é manter a frota atual mesmo após o fim da pandemia, já que a demanda por mão de obra das mineradoras seguirá em alta, segundo o executivo.
Outra empresa que atende o setor de mineração, a Júlio Simões adquiriu 15 veículos Volare este ano, devido ao aumento da demanda por fretamento.
“O transporte de mineradores requer veículos específicos que os conduzam da porta de casa ao interior das minas, enfrentando terrenos de todo tipo. A Volare é a única marca no país que produz micro-ônibus de acordo com as exigências do setor, com resistência estrutural antitombamentos, para garantir a segurança dos operadores, e carroceria anticorrosão”, relata Vargas.
Entre os diversos modelos oferecidos ao mercado, os micro-ônibus 4×4 são um diferencial da marca. Em 2020, 73 unidades Volare 4×4 de alta capacidade de carga foram comercializados no país.