Shell e parceiros lançam ecossistema aberto para a indústria de energia e processos

Shell , C3 AI, Baker Hughes e Microsoft acabam de anunciar o lançamento da Open AI Energy Initiative (OAI), um ecossistema aberto de soluções baseadas em inteligência artificial (IA) para as indústrias de energia e processos. A OAI fornece uma estrutura para operadoras de energia, provedores de serviços, provedores de equipamentos e fornecedores independentes de software para serviços de energia para oferecer soluções interoperáveis, incluindo IA e modelos baseados na física, monitoramento, diagnóstico, ações prescritivas e serviços, alimentados pela BHC3 AI Suite e Microsoft Azure.
“Esta iniciativa visa combinar os esforços de líderes globais para acelerar a transformação digital da indústria de energia para uma energia nova, segura e protegida e para garantir a segurança climática”, diz o CEO da C3 AI, Thomas M. Siebel.
O primeiro conjunto de soluções OAI fornecido pela Shell e Baker Hughes é focado na confiabilidade e projetado para melhorar o tempo de atividade e o desempenho de ativos e processos de energia. Essas soluções de confiabilidade servirão como extensões para o aplicativo BHC3 Reliability atual, aplicativo baseado em IA que fornece aos engenheiros de confiabilidade, processo e manutenção conhecimentos habilitados para IA para prever riscos de desempenho de processos e equipamentos para o setor de energia. O aplicativo aproveita a capacidade do BHC3 AI Suite de integrar dados de escala empresarial de fontes de dados distintas e treinar modelos de confiabilidade de IA que cobrem todas as operações da fábrica, aproveitando ao máximo o Azure, a infraestrutura em nuvem escalonável e de classe empresarial da Microsoft.
A OAI aumenta os aplicativos BHC3 com soluções específicas de domínio lideradas por parceiros que aceleram a implantação de soluções de confiabilidade baseadas em IA para liberar um valor econômico significativo em toda a indústria de energia, ajudando a tornar a produção de energia mais limpa, segura e eficiente. As soluções de confiabilidade OAI iniciais oferecidas pela Shell e Baker Hughes permitem a interoperabilidade entre BHC3 Confiabilidade, módulos OAI e soluções existentes da indústria para tais aplicações. As soluções disponíveis hoje incluem módulos específicos de equipamentos e processos comprovados e testados com modelos de IA pré-treinados, conhecimento do assunto codificado, conectores de dados de baixa latência, bibliotecas de parâmetros termodinâmicos e operacionais, serviços de monitoramento de saúde global, diagnóstico profundo, recomendações de prevenção de falhas, e ações prescritivas.
“As tecnologias digitais e IA estão nos ajudando a melhorar nosso negócio principal hoje e construir os negócios de energia do futuro. Nos últimos anos, temos trabalhado com o C3 AI para dimensionar nossas soluções de manutenção preditiva baseadas em IA para reduzir custos e melhorar a produtividade, confiabilidade e desempenho de nossos ativos”, afirma o diretor de tecnologia da Shell, Yuri Sebregts. “Estamos monitorando mais de 5.200 equipamentos usando aprendizado de máquina na fabricação upstream e downstream, bem como ativos de gás integrados. Estamos entusiasmados em levar esse recurso para o mercado e queremos desenvolver um ecossistema aberto onde outros possam oferecer soluções de IA para ajudar a melhorar a confiabilidade em todo o setor.”
“Levar a energia adiante requer novas abordagens de tecnologia que alavanquem a colaboração, padrões de dados abertos e recursos de IA de ponta”, diz Uwem Ukpong, vice-presidente executivo de regiões, alianças e vendas corporativas da Baker Hughes. “Trabalhando ao lado de nossos parceiros de aliança na C3 AI e junto com os líderes da indústria na Shell e Microsoft, a OAI ajudará a enfrentar o desafio persistente da indústria de tempo de inatividade improdutivo. Este novo ecossistema alavancará nosso forte portfólio BHC3 existente e é um passo promissor na transformação digital de energia.”
“A Microsoft está comprometida com a transformação do setor de energia e com soluções de suporte como a Open AI Energy Initiative, que estão contribuindo para a realização dessas metas de transformação”, comenta o vice-presidente de Energia da Microsoft, Darryl Willis. “A tecnologia digital está ajudando áreas-chave da indústria, como confiabilidade e manutenção de fábricas, e a participação da Microsoft na Open AI Energy Initiative avançará ainda mais na transição para um futuro com emissões zero.”