Sistema da Dahua usa IA para monitorar equipamentos de fábrica e segurança dos colaboradores
A Dahua Technology, por meio do uso de inteligência artificial (IA), estabeleceu um sistema robusto que monitora constantemente os equipamentos da fábrica e segurança dos colaboradores para garantir um local de produção mais eficiente e ordenado.
Os trabalhadores da indústria energética tradicional, como mineração de carvão, produção de ferro, aço, entre outros, estão diariamente expostos a riscos no trabalho, visto que os equipamentos e maquinarias são suscetíveis a mau funcionamento se não forem monitorados adequadamente. Por isso, diante dos ricos na indústria é importante que as empresas se certifiquem de que seus funcionários estejam seguros em suas instalações e que todos os equipamentos sejam bem mantidos.
Entre outras funções, o sistema faz a detecção inteligente de uniformes e engrenagens de segurança no trabalho; uso adequado de equipamentos de segurança, como por exemplo, capacete, máscara e uniforme de trabalho nas áreas de produção, atuando diretamente na prevenção de riscos e quando as regras são violadas um alarme será acionado e uma notificação será enviada a equipe de segurança.
Numa siderúrgica, o sistema detecta o uso de máscara e roupa contra incêndio em áreas críticas com temperaturas elevadas, além de fornecer detecção de segurança de ferramentas especiais e detectores de gás em espaços fechados.
Já numa usina elétrica, oferece um gerenciamento inteligente de ciclo fechado que abrange monitoramento em tempo real, detecção de violação, captura e relatório. O sistema ainda reforça o alerta precoce de riscos de segurança para garantir a proteção de cada indivíduo.
Em oficina de cabos óticos, o sistema envia em tempo real alerta prévio para o uso inadequado do uniforme de trabalho, operação perigosa de bobinas de cabos e distância de operação insegura, com intuito de proteger e evitar acidentes dos operadores da linha de produção.
Na indústria pesada tradicional, a segurança do equipamento é imprescindível para garantir uma produção eficiente e segura na fábrica. Por meio da transformação digital, equipamentos e soluções inteligentes podem monitorar simultaneamente a segurança dos equipamentos de produção para garantir uma operação segura e ordenada.
Em minas de carvão, permite a supervisão visual de todo o processo no sistema logístico principal. Ao mesmo tempo, ela pode analisar com inteligência o status da operação da correia e o status do fluxo de carvão na usina. É enviado um aviso antecipado em caso de qualquer mau funcionamento da correia, como desvio, parada repentina, sobrecarga de carvão, itens anormais etc., o que ajuda o pessoal de segurança a localizar rapidamente o risco e agir a tempo.
Numa subestação de energia, várias câmeras HD, robôs de patrulha, sonar e outros dispositivos inteligentes são usados para coletar dados de áudio e vídeo no site. O reconhecimento inteligente e o alerta prévio do status do equipamento são gerados através de tecnologias de monitoramento de temperatura visual, auditivo e de imagem térmica baseadas em inteligência artificial. A integração e a ligação de sistemas primários e secundários realizam patrulhas tridimensionais não tripuladas, bem como a operação remota de equipamentos e instalações. Ela fornece a base para a tomada de decisões, permite a operação e manutenção conveniente do equipamento, acelera a resposta a emergências e garante a segurança de cada equipamento.
A solução utiliza tecnologias digitais para coletar informações sobre cenários de produção, pessoal, veículos e objetos, a fim de obter controle em tempo real do monitoramento de todos os ambientes, possibilitando alerta prévio inteligente, controle automático do sistema, entre outros.
Num armazém, um dispositivo inteligente detecta a temperatura ambiente em tempo real, e envia um alarme quando é detectada fumaça ou temperatura anormal. O sistema exibe o local do alarme na plataforma para auxiliar os socorristas, o que ajuda a prevenir incêndios em um estágio inicial.