Metal Mecânica

Sistema Harmonizado para máquinas para manufatura aditiva entra em vigor em 2022

As máquinas para manufatura aditiva contam com uma nova disposição de classificação para a nomenclatura de produtos utilizada em mais de 200 países. Com respaldo da Organização Mundial das Aduanas, a nomenclatura de produtos, conhecida como Sistema Harmonizado, é utilizada em mais de 200 países.

O Sistema Harmonizado é utilizado pelas autoridades para classificar os produtos no comércio internacional. A introdução desse novo código de classificação, proposto inicialmente pela União Europeia sobre a base nos subsídios da Cecimo, a associação europeia para o setor de máquinas-ferramenta e fabricação aditiva, melhorará a coleta de dados estatísticos sobre o comércio internacional de máquinas para a manufatura aditiva, conforme o material utilizado. Também facilitará a inclusão da fabricação aditiva nas negociações de acordos comerciais bilaterais ou multilaterais em todo o mundo, já que esta nomenclatura de produto se utiliza como linguagem comum na negociações comerciais.

“A estandardização é de vital importância na industrialização da manufatura aditiva. O trabalho avança com padrões sobre materiais, processos e aplicações. Além disso, a estandardização, estamos contentes por ter contribuído com a inclusão das máquinas de manufatura aditiva na lista sistemática de produtos utilizada pela maioria dos países comerciais do mundo. Esta ação preenche outra lacuna no panorama de padrões, o que levará a uma maior conhecimento da dinâmicca de mercado das máquinas de manufatura aditiva e, portanto, ajudara a desenvolver estratégias mais precisas para o setor de manufatira aditiva”, disse, Filip Geerts, diretor geral da Cecimo.

Oficialmente aprovado pelas partes que aderem ao Sistema Harmonizado da Organização Mundial das Aduanas, o novo código de classificação para máquinas de manufatura aditiva entrará em vigor a partir de janeiro de 2022 como parte de uma nomenclatura de produtos revisados.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados