Sistemas de filtração da LTA protegem os trabalhadores e aumentam a produtividade
Os sistemas de filtração mecânica e eletrostática da LTA Lufttechnik GmbH, pertencente ao Grupo Junker, separa ou reduz de forma eficiente e confiável poluentes que afetam a saúde. Eles também melhoram os ambientes climatizados e previnem o desgaste. Vírus, bactérias, polens e outros germes podem ser encontrados em superfícies e no ar. Sua concentração pode atingir níveis particularmente altos em ambientes fechados. Sistemas de filtração podem reduzir de forma significativa a concentração dessas substâncias nocivas. Eles filtram poluentes como polens e esporos do ar. Vírus medem entre 0,05 e 0,12 µm.
No caso de virus e germes, o uso de sistemas de filtração eletrostática com pós-filtros Hepa (High Efficiency Particulate Air ou filtro de alta eficiência para ar particulado) é recomendado. Esses filtros têm um fator de eficiência superior a 99,95% e podem separar partículas com dimensões superiores 0,01 µm. Os pós-filtros Hepa são ideais para áreas de tráfego elevado, como fábricas, salas de conferência, escritórios de plano aberto, restaurantes e salas de espera. Além disso, os sistemas de filtração eletrostáticas têm propriedades de desinfecção e eliminação de odores, que matam os vírus e bactérias melhorando a qualidade dos ambientes climatizados.
Nas indústrias mecânicas e de processamento de metais, as operações de torneamento, de fresamento e de retificação podem produzir óleo e nuvens de líquidos. Nuvens de líquidos consistem de partículas de líquidos refrigerantes, que ficam suspensas no ar como aerossóis.
Essas micropartículas ou aerossóis de aproximadamente 1 µm de tamanho fazem mal à saúde e reduzem a eficiência das ferramentas de corte. Também contaminam as máquinas, os dispositivos de medição, o piso e os galpões de produção. Sistemas de filtração eletrostáticos ou mecânicos com fator de eficiência maior que 99,9% melhoram as condições de produção por meio da confiabilidade na proteção dos funcionários no local de trabalho. Elementos filtrantes reutilizáveis e de baixa manutenção aumentam a sustentabilidade e a efetividade de custo para toda a cadeia produtiva.