SKF e voestalpine produzem protótipo de produção de rolamento com aço H-DRI de baixas emissões

A SKF e a voestalpine Wire Technology, uma subsidiária do grupo voestalpine, produziram com sucesso o primeiro protótipo de rolamento feito de aço que contém ferro com redução direta de hidrogênio (H-DRI). Isto representa um avanço nos esforços para descarbonizar a produção de rolamentos, uma vez que o H-DRI é uma alternativa de baixas emissões à produção convencional de aço à base de minério de ferro e um dos métodos importantes para tornar o aço sustentável no futuro.
A SKF e a voestalpine trabalham juntas desde 2022 para explorar as possibilidades de uso do aço H-DRI em aplicações de rolamentos. Ao utilizar aço H-DRI, a SKF e a voestalpine Wire Technology pretendem atender à demanda por aço verde e, assim, contribuir para os esforços globais de combate às mudanças climáticas.
O protótipo do rolamento autocompensador de rolos foi entregue à voestalpine Wire Technology na fábrica da SKF em Steyr, na Áustria. Os rolamentos autocompensadores de rolos podem ser usados em diversas aplicações e indústrias, como marinha, produção de celulose e papel, mineração e construção.
“O aço é uma matéria-prima crítica em rolamentos e, para alcançar a mudança e a velocidade necessárias para descarbonizar a produção de rolamentos, toda a indústria deve se unir. Nossa colaboração com a voestalpine é um exemplo tangível de como estamos trabalhando juntos e transformando ideias em ações para um desenvolvimento industrial mais circular. Esta tecnologia é fundamental para que a indústria siderúrgica seja capaz de descarbonizar com confiança”, afirma Annika Ölme, CTO e vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Tecnologia da SKF. (foto/divulgação)