Metal Mecânica

Smarttech é acreditada pelo Inmetro para testes de segurança veicular

Ancoragem do cinto de segurança, resistência do encosto de bancos e seus sistemas de ajuste, desempenho e dissipação de energia do apoio de cabeça são os testes realizados no laboratório da Smarttech reconhecidos agora com o certificado de acreditação do Inmetro.

O certificado atesta a segurança e a qualidade de processos do laboratório segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, norma brasileira aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

“Este é mais um passo para o aprimoramento de nossas atividades e que nos capacita a atender, inclusive, demandas que exigem acreditação internacional, uma vez que o Inmetro mantém acordos de reconhecimento mútuo com membros de organismos de acreditação em âmbito mundial”, diz Ricardo Nogueira, presidente da empresa.

O executivo destaca que com os acordos os resultados dos ensaios e calibrações realizados pelos laboratórios acreditados pelo Inmetro passam a ser aceitos pelos demais organismos de acreditação signatários, que, tal como o próprio Inmetro, devem ainda promovê-los em seus próprios países, divulgando-os às autoridades reguladoras, à indústria e aos importadores.

“A acreditação promove a segurança, a qualidade dos serviços prestados, e a credibilidade da empresa perante clientes, fornecedores e profissionais, transmite confiança sobre os produtos, processos e serviços avaliados”, aponta Nogueira.

SIMPLIFICAÇÃO – Acordos de reconhecimento mútuo entre organismos de acreditação são uma das formas mais efetivas de facilitar a eliminação de reavaliações nos países importadores, o que é identificado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) como umas das maiores barreiras técnicas ao comércio.

Atualmente o Inmetro tem acordos de reconhecimento mútuo na acreditação de laboratórios com membros do International Laboratory Accreditation Co-Operation (Ilac), cooperação internacional que reúne organismos de acreditação de laboratórios de todo o mundo; do Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC), cooperação regional que reúne credenciadores das três Américas, e do European Cooperation For Accreditation (EA), cooperação para acreditação de laboratórios e organismos de certificação e inspeção na Comunidade Europeia.

FONTE: IPESI

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo