Startup oferece recarga gratuita de baterias de celulares até o final de janeiro em SP
A Hyupp, startup de recarga para celulares rápida recém-lançada a São Paulo, marca a entrada no mercado paulistano com a oferta de compartilhamento de baterias portáteis (powers banks) de forma completamente gratuita durante o mês de janeiro.
Atualmente existem 40 estações de recargas espalhadas em estabelecimentos comerciais na capital paulista, e a expectativa é chegar a 140 máquinas instaladas até fevereiro; 400 até julho e 800 em setembro.
O crescimento estimado é de 1.800% em 2021, segundo Ahmed Kadura, CEO e sócio fundador da Hyupp. “De outubro em diante, nossa meta é avançar para fora de São Paulo”, diz. Além de Kadura, a startup tem como sócio Iasser Kaddourah, que ficará responsável pelo marketing da empresa.
Quando precisam, os usuários podem localizar as baterias disponíveis através do aplicativo e desbloqueá-las. A cobrança, a partir de fevereiro, também será feita diretamente pelo app, via cartão de crédito, que serve como garantia de devolução. O carregador portátil já possui os cabos de conexão com aparelhos iOS e Android integrados. “As máquinas sempre possuem bateria porque ficam disponíveis em pontos próprios de carregamento para serem usados e podem ser devolvidos em qualquer outra máquina”, afirma Kadura.
O Brasil é um país extremamente conectado por celulares: há hoje 230 milhões de celulares ativos no país. Houve um aumento de 10 milhões no número de smartphones ativos no último ano, segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).
Kadura destaca ainda que com os avanços na tecnologia e o leilão para ocupar a nova frequência de celular a ser aberta no país, o 5G, previsto para 2021, a forma como se consome internet no celular mudará, ainda mais, o que demandará maior autonomia das baterias. Outro sinal de mudança vem das próprias fabricantes, como a Apple, que lançou o iPhone 12 sem carregador. A Samsung não fica atrás e cogita lançar seu Galaxy S21 sem o carregador. Tudo para preservar o meio ambiente, dizem.