Eletrônica e Informática

Taiwan é essencial para a cadeia global de suprimentos de semicondutores

Taiwan, com seus pouco mais de 36 mil km² de extensão e 23,57 milhões de habitantes, é absolutamente essencial para a cadeia global de suprimentos de semicondutores. O pequeno país respondeu por 26% da receita global de semicondutores em 2021, ocupando o segundo lugar no mundo. Suas indústrias de projeto e encapsulamento e teste de circuitos integrados também representam uma participação de mercado global de 27% e 20%, ocupando o segundo e primeiro lugares no mundo, respectivamente.

Firme na pole position, Taiwan responde por 64% do mercado de foundry. Além de a TSMC possuir a tecnologia de processo mais avançada neste estágio, as foundries, incluindo UMC, Vanguard e PSMC, também têm suas próprias vantagens de processo, de acordo com a TrendForce, uma das mais importantes empresas do setor de inteligência do setor de tecnologia.

Sob a sombra iminente da escassez de chips causada pela pandemia e turbulência geopolítica nos últimos dois anos, governos de vários rapidamente despertaram para o fato de que a localização da fabricação de chips é necessária para evitar sofrer com cortes no fornecimento devido a dificuldades logísticas ou eventuais banimento de exportações. As empresas taiwanesas aproveitaram essa onda para se tornarem parceiras de governos de todo o mundo, que estão ansiosos para convidá-las para instalar fábricas em vários locais.

Atualmente, as foundries de 8 e 12 polegadas são dominadas por 24 fábricas em Taiwan, seguidas pela China, Coréia do Sul e Estados Unidos. Olhando para os planos de novas fábricas após 2021, Taiwan ainda é responsável pelo maior número de novas fábricas, incluindo seis novas fábricas em andamento, seguidas pela China e pelos Estados Unidos, com planos para quatro e três novas fábricas, respectivamente.

Devido às vantagens e singularidade das fábricas taiwanesas em termos de processos avançados e certos processos especiais, os taiwaneses aceitaram convites para montar fábricas em vários países, ao contrário de foundries não taiwanesas que em grande parte ainda constroem fábricas localmente. Os fabricantes taiwaneses anunciaram sucessivamente expansões de fábricas em países como Estados Unidos, China, Japão e Cingapura, além de Taiwan, considerando as necessidades dos clientes locais e a cooperação técnica.

O foco das principais tecnologias e expansão da produção de Taiwan permanece no país, representando 44% da capacidade global de produção de wafers até 2025.

Em 2022, Taiwan será responsável por aproximadamente 48% da capacidade global de produção de wafer de 12 polegadas. Considerando somente a capacidade de produção de wafer de 12 polegadas, a participação de mercado supera 50%. A participação de mercado de processos avançados abaixo de 16nm (inclusive) chegará a 61%.

No entanto, como os fabricantes taiwaneses expandem sua produção globalmente, a TrendForce estima que a participação de mercado da capacidade local de foundrie de Taiwan cairá ligeiramente para 44% em 2025, sendo que a participação de mercado da capacidade de wafer de 12 polegadas cairá para 47% e fabricação avançada processos para aproximadamente 58%. No entanto, os recentes planos de expansão da produção das foundries de Taiwan permanecem focados em Taiwan, incluindo os “nodes” N3 e N2 mais avançados da TSMC, enquanto empresas como UMC, Vanguard e PSMC mantêm vários novos projetos de fábrica em Hsinchu, Miaoli e Tainan.

A TrendForce acredita que, uma vez que as foundries de Taiwan anunciaram planos para construir fábricas na China, Estados Unidos, Japão e Cingapura, e foundries em vários países também estão expandindo ativamente a produção, a participação de mercado de Taiwan na capacidade de foundrie cairá ligeiramente em 2025. No entanto, os enclaves produtivos de semicondutores não se reúnem rapidamente. A integridade de uma cadeia de suprimentos depende da sinergia entre os setores upstream (matérias-primas, equipamentos e wafers), midstream (serviços de design de IP, projeto de CI, fabricação e encapsulamento e testes) e downstream (marcas e distribuidores). Taiwan tem vantagens em talento, conveniência geográfica e enclaves industriais. Portanto, as foundries de Taiwan ainda tendem a se concentrar em Taiwan para P&D e expansão da produção. Olhando para o plano existente para a expansão da produção, Taiwan ainda controlará 44% da capacidade mundial de foundry até 2025 e até 58% da capacidade mundial de processos avançados, continuando seu domínio da indústria global de semicondutores. (texto: Franco Tanio)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo