Metal Mecânica

Transporte sobre trilhos cresceu 3,6% em 2024

Os sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos transportaram 2,57 bilhões de pessoas ao longo de 2024, um expressivo crescimento de 3,6% na comparação com 2023.

 

A expansão não se deu apenas no que diz respeito à demanda. O segmento também registrou a inauguração de três novas estações e a ampliação da malha metroferroviária, que agora soma 1.137,5 km de trilhos, reforçando sua relevância para a mobilidade urbana no país.

 

Os dados são do Balanço Metroferroviário 2024 da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). A entidade reitera que esses números demonstram que o transporte de passageiros sobre trilhos é a solução mais eficiente para os desafios da mobilidade urbana.

 

“Os números mostram que o setor metroferroviário continua crescendo, garantindo mais eficiência e qualidade para os passageiros”, afirma Ana Patrizia Lira, diretora executiva da ANPTrilhos. “O transporte sobre trilhos não apenas reduz congestionamentos, mas também gera impactos ambientais positivos, como a diminuição na emissão de poluentes e a economia de combustíveis fósseis.”

No entanto, apesar do crescimento contínuo do setor, Lira diz que ainda há a necessidade de mais incentivos regulatórios e maior priorização de investimentos, de modo a garantir uma maior expansão e modernização do sistema, especialmente nas capitais brasileiras.

 

BENEFÍCIO ECONÔMICO – Os dados do balanço mostram que o setor gerou uma economia de R$ 11,7 bilhões ao reduzir a circulação de veículos individuais e ônibus nos centros urbanos, o que também resultou na diminuição dos custos com manutenção das vias.

 

Além disso, foram evitadas 2,4 milhões de t de emissões de poluentes, contribuindo diretamente para a qualidade do ar das cidades, melhorando a vida das pessoas.

 

A mobilidade mais eficiente também trouxe ganhos expressivos no tempo de deslocamento da população. O uso dos trilhos permitiu a economia de 1,5 bilhão de horas no transporte diário, além de reduzir o consumo de 1,2 bilhão de litros de combustíveis fósseis.

 

“A melhoria do transporte público sobre trilhos impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas e promove um desenvolvimento urbano mais sustentável”, acrescenta Ana Patrizia Lira. “Precisamos continuar incentivando investimentos no setor para ampliar esses benefícios para ainda mais brasileiros”.

 

Apesar dos desafios estruturais e da necessidade de aprimoramento regulatório, o ano de 2024 foi também marcado por outros importantes avanços. A entrada em operação da Linha 4-Laranja do VLT do Rio de Janeiro e a expansão do Metrô de Teresina, no Piauí  (foto) são alguns exemplos desses avanços.

 

O Balanço do Setor Metroferroviário 2024 também destaca a evolução das concessões como ferramenta essencial para a expansão do setor. A concessão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, firmada em 2024, e os investimentos no VLT de Salvador (BA) e na ampliação do metrô de Belo Horizonte (MG) são exemplos do potencial de crescimento do transporte sobre trilhos no Brasil. (texto: Alberto Mawakdiye/foto: Governo do Piaui)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios