Trem a hidrogênio da Alstom é o primeiro do mundo
O sistema de transporte coletivo ferroviário é considerado o mais limpo. Em termos de eficiência energética por passageiro/quilômetro, é o meio de transporte público mais eficiente e também o mais eficaz. O setor de transporte representa quase 25% das emissões mundiais da queima de combustível. O transporte ferroviário apresenta emissão mais baixa no segmento motorizado, emitindo 10 vezes menos CO2/passageiro.km do que os aviões, por exemplo. Agora o transporte coletivo ferroviário pode ficar mais limpo ainda, sem perder as outras qualidades. É que a Alstom desenvolveu o primeiro trem a hidrogênio do mundo – o Coradia iLint.
No dia 6 de setembro, equipes da Alstom apresentaram o Coradia iLint na França para várias partes interessadas locais, incluindo tomadores de decisão do governo, autoridades organizadoras de transporte, empresas de engenharia e operadoras para destacar o potencial deste trem na gama de soluções de transporte sustentável oferecidas na França. A apresentação está inserida no contexto da transição energética, que visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e o ruído nos transportes, um desafio apoiado pelo governo francês através do seu Plano de Hidrogênio, iniciado em 2018. Também faz parte do Plano de Recuperação da França e dos Projetos Importantes de Interesse Comum Europeu (Ipcei) lançados pela União Europeia em 2020.
Alstom desenvolve um portfólio de soluções de mobilidade com emissão zero há vários anos e lançou um ambicioso programa de inovação em baterias e hidrogênio. A empresa trabalha desde 2013 no lançamento de um trem regional equipado com células a combustível de hidrogênio. Os primeiros dois trens 100% H2 iLint entraram em serviço comercial em 2018 na Alemanha e, até o momento, 41 trens foram encomendados por dois estados alemães e testes bem-sucedidos ocorreram na Áustria, na Holanda, na Suécia e agora na França. Na Itália, a operadora FNM confirmou um pedido de 14 trens movidos a hidrogênio no final de 2020. Este ano, a França também se juntou ao círculo de “países fundadores” com um pedido da SNCF de 12 trens Coradia Polyvalent dual-mode (elétricos/catenária e tração de hidrogênio/célula de combustível) para quatro regiões francesas (Auvergne-Rhône-Alpes, Bourgogne-Franche Comté, Grand Est e Occitanie).
O Coradia iLint é o primeiro trem de passageiros do mundo com tração elétrica movido por uma célula a combustível de hidrogênio. Este trem leve de “emissão zero” é tão silencioso quanto um trem elétrico e emite apenas vapor d’água. Adequado para uso em linhas não eletrificadas, é uma solução indicada para pequenas linhas locais, uma questão de mobilidade estratégica para o estado francês e as regiões francesas. O trem foi apresentado no dia 6 de setembro em configuração alemã; adaptações serão necessárias para aprovar o Coradia iLint de acordo com os padrões franceses. O processo de aprovação foi iniciado e será finalizado de acordo com as necessidades das autoridades organizadoras.
A França desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de soluções de mobilidade de hidrogênio. As unidades de tração são projetadas e fabricadas no centro de excelência de tração verde global da Alstom, com sede em Tarbes (no sudoeste da França). A recente aquisição da Helion Hydrogen Power, com sede em Aix-en-Provence (no sul da França), que cobre toda a cadeia de valor das células de combustível de alta potência, demonstra o compromisso da Alstom em construir um centro de excelência em hidrogênio na França. Esta nova entidade participará no desenvolvimento de soluções de hidrogênio de alto desempenho para grande mobilidade, principalmente ferroviária. Um teste do trem Coradia iLint na rede ferroviária francesa será realizado em 2022 na linha Tours-Loches, uma pequena linha local na região Centre-Val de Loire. (texto: Franco Tanio/ foto/divulgação)