Trinasolar desenvolve o primeiro módulo tandem de 800 W+ do mundo
A Trinasolar anunciou o desenvolvimento do primeiro módulo solar fotovoltaico de padrão industrial do mundo com potência máxima acima de 800 W. O módulo de 3,1 m², produzido com células solares em tandem de perovskita/silício de 210 mm x 105 mm, registrou uma potência de pico de 808 W, certificada pelo órgão internacional de testes, inspeção e certificação TÜV SÜD.
“Isso representa um avanço monumental para os módulos solares em tandem de perovskita/silício e uma conquista fundamental na tecnologia fotovoltaica”, diz Gao Jifan, presidente e CEO da da empresa. “O êxito no desenvolvimento do primeiro módulo solar em tandem de perovskita/silício de 808 W do mundo, com tamanho padrão industrial de 210 mm, é um passo significativo rumo à industrialização dos módulos em tandem. Essa conquista também reforça a liderança da Trinasolar em matéria de inovação fotovoltaica.”
Como a eficiência das células solares convencionais à base de silício se aproxima de seu limite teórico, as células em tandem de alta eficiência têm atraído cada vez mais atenção. A tecnologia em tandem de perovskita tem potencial para superar essas limitações, com eficiências teóricas que chegam a 43%. A tecnologia em tandem de perovskita/silício, uma solução transformadora para a próxima geração de energia solar, está prestes a se tornar o novo padrão do setor, sinalizando uma mudança histórica das células solares à base de silício para as células solares em tandem e dando início a uma nova era de desenvolvimento sustentável.
A Trinasolar investe intensamente em pesquisa e desenvolvimento e, há mais de 10 anos, é pioneira na tecnologia de células em tandem de perovskita. Em parceria com universidades, entre elas a Universidade de Nanjing, com a província de Jiangsu e com a Academia Chinesa de Ciências, a empresa liderou vários projetos nacionais de pesquisa nesse campo. A empresa registrou 331 patentes relacionadas à tecnologia tandem e melhorou significativamente a eficiência de conversão com os avanços na dopagem em massa de perovskita, engenharia de interface e design de camada composta. Esse trabalho serviu de base para a industrialização de módulos em tandem de perovskita/silício.